Fotos: Radar Litoral

Manifestantes entregam à Dersa abaixo assinado com quase 3 mil assinaturas para cobrar melhorias na travessia por balsas



Postado em: 08/10/2016


Um abaixo assinado com quase 3 mil assinaturas pedindo melhorias no serviço de travessia por balsas entre São Sebastião e Ilhabela foi entregue no final da tarde desta sexta-feira (7) à Dersa e será encaminhado também ao Ministério Público. As assinaturas foram obtidas durante um protesto pacífico realizado por cerca de três horas no acesso à travessia nas duas cidades.

O grupo se concentrou no acesso à travessia, na Barra Velha, onde eram recolhidas as assinaturas. O empresário Marcos Cará afirmou que Ilhabela depende do turismo e, consequentemente, da travessia. “Todos os empresários hoje têm reclamações da travessia”.

Luiz Tapari afirmou que o objetivo é cobrar algumas melhorias já a curto prazo da Dersa. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, Wilson Santos, declarou apoio incondicional ao movimento.  “É notório o péssimo serviço prestado pela Dersa na travessia e a nossa preocupação aumenta com a proximidade da temporada de verão”.

Um grupo de manifestantes se dirigiu a São Sebastião para coletar assinaturas dos usuários que esperavam há mais de uma hora para fazer a travessia. Posteriormente, o documento, com quase 3 mil assinaturas, foi entregue ao coordenador técnico da travessia, Válter Bárbara.

Representante da Dersa recebe comissão de manifestantes com o abaixo assinado

Um dos organizadores do movimento, Juliano Quaresma, se disse satisfeito com a repercussão. “Fizemos uma ação pacífica e organizada. Depois da Dersa, vamos encaminhar o abaixo assinado ao Ministério Público”. Ele destacou a atenção dada pelo representante da Dersa ao longo dos últimos dias.

A comissão, denominada de Apartidária de Reivindicações para Melhoria dos Serviços de Travessia, fez as seguintes solicitações: abertura de diálogo com representantes da sociedade civil, cumprimento de horários, melhorias das instalações dos bolsões de embarque, maior organização das filas, diminuição do número de veículos no serviço de Hora Marcada, instalação de bicicletários eficientes, comprometimento com a acessibilidade, maior investimento nos profissionais da travessia, retorno imediato da FB-25, substituição por embarcações mais modernas, assento adequado para os pedestres, bolsão de estacionamento em São Sebastião e desenvolvimento de aplicativo com senhas para que as pessoas não necessitem aguardar nas filas, entre outras.

Reclamações dos usuários

A reportagem do RADAR LITORAL acompanhou a abordagem dos integrantes da comissão aos usuários da travessia e ouviu alguns relatos de dúvidas sobre um eventual retorno a Ilhabela.

Elias Mesquita, de Santos, estava há mais de uma hora e meia na fila e se disse desanimado. “É difícil enfrentar uma fila dessas em um final de semana comum”.

O turista Felipe Vertipaglia, de Indaiatuba, veio conhecer Ilhabela e disse já estar preocupado com a volta. “Vim mais cedo para aproveitar a praia, mas devido à fila, só vou chegar à noite. A volta já me preocupa”.

O casal Renato e Roberta, que veio visitar Ilhabela pela primeira vez, estava desanimado. Com uma criança que passou mal duas vezes na viagem desde São Paulo, eles demonstravam irritação com a fila. “Não tivemos qualquer informação de que teríamos prioridade por causa da criança. A experiência de visitar Ilhabela não está sendo nada boa”.

Adamec Seccoli, de Campinas, disse que estava há mais de uma hora na fila, disse que, há duas semanas, esperou três horas e meia para retornar de Ilhabela. "Frequento a Ilha desde 1989, mas está difícil. Acho uma vergonha pagar a Hora Marcada para exercer um direito”.

Turista que frequenta Ilhabela desde 1989 disse que está difícil chegar ao Arquipélago



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