PMSS

Cidades do Litoral Norte participam do Dia "Mundial de Limpeza de Rios e Mares" neste sábado



Postado em: 16/09/2016


O Litoral Norte participa neste sábado (17/9) do "Dia Mundial da Limpeza de Rios e Mares". O evento é realizado sempre no terceiro sábado do mês de setembro todos os anos. Confira a programação nas cidades da região.

Em Ilhabela a concentração dos voluntários está marcada para as 7h em frente ao Hotel Pelicano na Praia do Perequê. Para realizar as ações de limpeza é esperada a participação de 110 voluntários, entre eles funcionários da Prefeitura, do Centro de Triagem, do Viveiro Municipal, Colégio Objetivo e as equipes de escoteiros "Maembipe" e "Guapuruvú" e quem mais quiser se juntar a eles.

Os grupos formados irão percorrer da Praia do Itaquanduba até o mangue da Barra Velha, próximo a Ponte Estaiada. O Saco da Capela, Praia Guarupucaia (pedra do sino), Praia da Armação, Praia da Pacuíba e Praia do Jabaquara também terão o lixo recolhido pelos voluntários. No ano passado aproximadamente 1 tonelada de lixo foi retirada pelas equipes.

Todo lixo recolhido será catalogado, pesado e fotografado antes de seguir para o Centro de Triagem de Ilhabela. Os dados serão coletados pelos coordenadores e enviados para o Centro de Conservação dos Oceanos (Ocean Conservancy) para análise estatística que será encaminhada para a ONU, responsável pela Comissão Intergovernamental Oceanográfica (IOC). São os resultados mundiais dessas análises que permitem à IOC convencer os países a se tornarem signatários do "Marpol Treaty", um tratado internacional de controle de poluição marinha.

Caraguá e São Sebastião

A orla de Indaiá, em Caraguatatuba, será palco de mais uma ação voluntária do Instituto EDP, organização que coordena as ações socioambientais do Grupo EDP. Trata-se da edição 2016 da limpeza de praia. 

Aberta ao público, a ação contará com a participação de escoteiros do Grupo de Escoteiros (GEPA) da Zona Sul de São Paulo e parceria com a Associação de Catadores Maranata Ecologia. Na ocasião, cerca de 130 pessoas, entre colaboradores da empresa, seus familiares e moradores participarão da atividade, que tem como objetivo recolher micro resíduos da praia (como canudinhos, tampas de garrafas, sacos e pedaços de redes de pesca) que contaminam o ambiente e podem causar sofrimento aos animais que habitam o sistema marinho.

"A responsabilidade pelo todo faz parte da cultura EDP e na limpeza de praia podemos praticá-la, trabalhando o cuidado com o ambiente, com a comunidade e com os seres vivos do ecossistema encontrado nos mangues, e praias na cidade de Caraguatatuba", afirma Luis Gouveia, diretor do Instituto EDP.  

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias também contará com ações de equipes de voluntários coordenadas pela ACAJU - Associação Caiçara Juqueriquerê.  As ações da ACAJU terão a concentração na Praça de Eventos do Porto Novo e mutirões das 8h às 12h.

O mutirão de limpeza ocorrerá ao longo das praias do Porto Novo, Palmeiras, Flexeiras, Indaiá, Capricórnio e Cocanha, com envolvimento e participação de várias ONGs locais, Associações de Moradores de Bairros, escolas, além de turistas que frequentam a região.

Os voluntários limparão as praias e margens de rios do município, separando e catalogando as diferentes categorias de resíduos nas fichas de coleta apropriadas. Todos os resíduos possíveis de serem reciclados serão separados e encaminhados às cooperativas de reciclagem. Em Caraguá, o evento acontece desde 2002. 

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, participa do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. O Instituto Terra & Mar, entidade ambientalista atuante no litoral norte de São Paulo coordena esta campanha em São Sebastião nos últimos 15 anos e este ano a iniciativa abrange 15 praias e um rio  (Enseada, Canto do Mar, São Francisco, rio da Reserva du Moulin, Praia Deserta, Porto, Praia do Deodato, Mangue do Araçá, Praias do Cabelo Gordo e Segredo, Barequeçaba, Guaecá, Boiçucanga, Barra do Sahy, Juréia, Boracéia), contando com a colaboração de cerca de 400 voluntários (locais e turistas).  Além destas, a equipe do Projeto Viração, instalado na Topolândia, região central, atuará na limpeza da Praia Preta, também na região central.

A campanha tem envolvido, ao longo dos anos, a participação de diversas ONGs locais, Associações de Moradores de Bairros, escolas de diversos bairros, além de turistas que frequentam a região. As equipes de voluntários limparão a praia, separando e catalogando as diferentes categorias de lixo em fichas de coletas de dados padronizadas internacionalmente. Esses dados têm sido muito importantes na formulação de políticas públicas e legislação em vários países que participam da campanha, em relação ao descarte e destinação de resíduos sólidos que, possíveis de serem reciclados serão separados. Já as empresas de coleta de lixo dos municípios envolvidos coletarão e encaminharão esses resíduos para a reciclagem.

Além de ser um mutirão de limpeza, esta campanha é uma importante forma de conscientização e educação da população sobre as consequências do descarte inadequado de resíduos sólidos e do papel do cidadão na conservação do meio ambiente.

Quem quiser participar da campanha basta comparecer no dia 17 de setembro, às 9h, em uma das praias onde ocorrerá o evento levando consigo seu par de luvas e muita vontade de exercer o espírito voluntário e contribuir para um ambiente mais saudável!

Programação de São Sebastião

Praias

Costa Norte

Canto do Mar e Enseada

Região Central

São Francisco, Praia Deserta,  Porto Grande,  Porto (manguezal na saída da balsa), Praia Deodato, Mangue do Araçá, Praia do Cabelo Gordo e Segredo, e BArequeçaba

Costa Sul

Guaecá, Barra do Sahy, Jureia e  Boraceia

Rio

Região Central

Rio da Reserva du Moulin

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias - Foi criado pela organização não governamental norte americana The Ocean Conservancy, em 1986, e ocorre anualmente no terceiro sábado de setembro, quando voluntários de todas as partes do mundo reúnem-se para coletar os resíduos diretamente depositados nestes locais ou trazidos por correntezas e marés, em decorrência de descargas de navios e objetos lançados no rios. Segundo a The Ocean Conservancy, em sua última edição, 800.000 voluntários de 93 países participaram da ação mundial, coletando 8.193 mil toneladas de lixo em 40.538 km de praias e rios.

 



Últimas Notícias