PMI

Ilhabela tem trecho de avenida com "pare e siga" em razão de obras de reurbanização



Postado em: 24/08/2016


A obra da 7ª Fase da Reurbanização da avenida principal de Ilhabela, que abrange o trecho da Av. Pedro Paula de Moraes, chegou a orla da praia do Saco da Capela, próxima à Vila (centro histórico). Com isso, os motoristas devem estar atentos ao sistema pare e siga em razão da operação de máquinas e caminhões no local.

O investimento nesta fase é de R$ 4,4 milhões e a obra contempla novo pavimento, guias, sarjetas, calçadas padronizadas, ciclovia, travessias elevadas de pedestres e o novo sistema de drenagem. O trabalho é realizado desde o Engenho D’Água, onde a 6ª fase foi concluída, até a orla da praia do Saco da Capela.

Os pisos das calçadas padronizadas já estão sendo instalados. Dando andamento ao plano de prevenção contra enchentes, as calçadas recebem pisos permeáveis. São placas fabricadas à base de concreto poroso, incorporadas fibras naturais, minerais e um aditivo para dar permeabilidade e resistência. Isso faz com que esse piso tenha 97% de permeabilidade, resistência ao tráfego de veículos, sendo atérmico e antiderrapante. A estrutura de base/sub-base, que armazena temporariamente a água escoada pela superfície, permite a passagem como se fosse um filtro. 

Como a avenida está a aproximadamente 80cm do nível do mar e tem declividade praticamente nula, em dias de chuva era comum ocorrerem alagamentos nesta região. Com estas características, uma drenagem convencional com tubos ou canaletas de concreto dificilmente resolveria, de maneira que um novo sistema está sendo executado. Trata-se de um canal compacto fabricado em concreto polímero, que oferece uma grande durabilidade e resistência para tráfego pesado. De tecnologia e fabricação alemã, dá ao canal maior capacidade de drenagem e de autolimpeza, aumentando a velocidade de entrada da água. É um conjunto único, formado por canal e grade, que garante maior rigidez e segurança, evitando que os elementos se separem de forma perigosa. Este caráter compacto minimiza a manutenção necessária.

A 7ª Fase da Reurbanização, que abrange as avenida Pedro Paula de Moraes e Dona Germana, também contempla a Rua Benedito Félix. Todo este processo de reurbanização passou por audiência pública.

 



Últimas Notícias