Prefeito de Ilhabela volta a cobrar do Governo do Estado melhorias na travessia de balsa



Postado em: 27/07/2016


O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, esteve na última terça-feira (26/7) na sede da Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo para novamente cobrar melhorias no serviço de travessia de balsas entre Ilhabela e São Sebastião. Para tal reivindicação, ele elaborou um relatório que foi tratado numa reunião com o secretário de Logística e Transportes, Alberto José Macedo Filho, e o 2º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Edmir Chedid.

Diante das frequentes reclamações dos usuários, Toninho Colucci destacou a sua preocupação com a ausência de recursos públicos estaduais, bem como de programas e projetos específicos destinados à implementação de melhorias no sistema de travessia de balsas com São Sebastião. “Problemas no serviço de travessia de balsas afetam a nossa comunidade e os turistas que nos visitam. São necessários mais investimentos nesta questão para melhorar o quanto antes este serviço”, declarou Toninho. Diversos ofícios da Prefeitura de Ilhabela já foram encaminhados ao Governo do Estado nos últimos meses.   

O deputado Edmir Chedid explicou que os serviços atualmente prestados pela Dersa em parceria com empresa terceirizada operam de forma bastante onerosa, sem a contraprestação no investimento em embarcações modernas e suficientes que possam proporcionar mais segurança e conforto para os usuários que dependem da travessia entre estes municípios. “Diante o exposto, o secretário garantiu que o relatório do prefeito Toninho Colucci será devidamente analisado por técnicos do governo do Estado. Na ocasião, o lembramos de que esta preocupação com a ausência de recursos públicos estaduais persiste por alguns anos, o que já resulta em prejuízos à administração municipal e aos comerciantes do município”, concluiu o deputado. Na tarde e início da noite de terça-feira (26/7), conforme reportagem do Radar Litoral, o tempo de espera da fila de balsa chegou a mais de 3h30 e gerou revolta de usuários. 

Resposta de ofícios

No último dia 12, o prefeito Toninho Colucci recebeu resposta do secretário adjunto de Transportes, Alberto José Macedo Filho, a ofícios enviados pela Prefeitura. No documento assinado pelo presidente da Dersa, Laurence Casagrande, consta que investimentos foram feitos para melhorar o sistema de propulsão das balsas. Além das manutenções, a Dersa informou que a cada quatro anos as embarcações são submetidas a reforma completa.

Em relação à balsa FB-25, com capacidade para 100 veículos, a previsão de retorno é em janeiro de 2017 após a reforma geral. A Dersa ainda ressalta que a balsa Valda II retornou no dia 12 de maio após a reforma com quatro novos motores e que a FB-29 retornará em novembro deste ano. 



Últimas Notícias