Ilhabela recebe a nova escultura de Gilmar Pinna na rotatória do Itaguaçu



Postado em: 13/12/2013


Ilhabela - 13/12/2013 - O artista plástico ilhabelense Gilmar Pinna, reconhecido internacionalmente por suas esculturas em ferro e aço, tem uma nova obra instalada em Ilhabela, destino turístico da Copa do Mundo de 2014. Denominada “Multiplicação”, a escultura já está na rotatória da reurbanizada Avenida Almirante Tamandaré, próximo à Praça da Bíblia, na orla da praia do Itaguaçu.
Na manhã desta sexta-feira (13/12), o prefeito Toninho Colucci esteve com o artista plástico e acompanhou o acabamento da obra de arte. “É uma escultura maravilhosa, que simboliza a passagem bíblica da multiplicação dos peixes. Ele (Gilmar Pinna) é reconhecido mundialmente e continua levando o nome de Ilhabela para o mundo. Sua contribuição é de extrema importância para a nossa cidade e turistas e moradores poderão contemplar a arte e o talento desse nosso artista”, destacou o prefeito. Ele esteve acompanhado do vereador Valdir Veríssimo, e do gerente da Sabesp, José de Oliveira Paulo.
Colucci ressaltou a repercussão nas redes sociais. Em sua página pessoal no facebook diversos elogios pela aquisição da obra em mais de 60 comentários. Na fanpage da Prefeitura, até a tarde desta sexta-feira foram 118 compartilhamentos da matéria e alcance de 7 mil visualizações. O prefeito lembra ainda que o arquipélago se prepara para receber os turistas da Copa do Mundo e a obra será mais um atrativo para quem visitar a cidade.
A instalação começou na tarde da última quinta-feira (12/12) e foi acompanhada pelo chefe de Gabinete da Prefeitura de Ilhabela, Julio Cezar De Tullio. Na ocasião, o prefeito participava de uma reunião da Aprecesp, em São Paulo.
A escultura “Multiplicação” tem 10 metros de altura e diversos peixes esculpidos em ferro e aço. Após a conclusão da instalação da obra de arte, a Prefeitura fará o acabamento da fonte construída na rotatória.
O chefe de Gabinete, Julio Cezar De Tullio, também destaca a importância de Gilmar Pinna e de suas obras no município. “O Gilmar é um talento de nossa cidade que ganhou o mundo e que estará em evidência mais uma vez com a abertura da Copa do Mundo em São Paulo e com mais essa escultura em Ilhabela. A obra é linda e combina perfeitamente com o visual do nosso arquipélago”, disse o chefe de Gabinete.
O artista
Artista consagrado pela opinião pública e intitulado por lei como “Embaixador Cultural de Ilhabela”, Gilmar Pinna tem obras expostas em praças públicas da Itália, Suíça, Espanha e Portugal, onde em julho de 2005 restaurou uma de suas obras e recebeu a homenagem do Centenário de Vila Lousada.
Um dos destaques de seu trabalho está na cidade de Santander, na Espanha, onde foi instalada a obra “D.Quixote e Rossinante” em comemoração ao quarto centenário da obra de Miguel Cervantes. Em São Paulo, no Memorial da América Latina, fez a exposição de sua maior coletânea de obras, o projeto “Retratos da Vida”, com dez esculturas, sendo nove de aproximadamente 20 toneladas. Além das esculturas que serão instaladas em Ilhabela - onde já estão algumas de suas obras, com destaque para o Cristo Crucificado instalado em frente à Igreja Matriz, na Vila - Gilmar trabalha na finalização do “Cavaleiro Fiel”, uma enorme escultura que será instalada em frente ao Estádio do Corinthians, local da abertura da Copa do Mundo de 2014. O “Cavaleiro Fiel” poderá ser visto a partir de 22 de maio de 2014, um mês antes da abertura da Copa, no Memorial da América Latina, onde fará a abertura da exposição “Os Caras da Bola”. Monumentos de 5 a 25 metros de altura, que retratam 12 craques do futebol, entre eles, Ronaldo Fenômeno, Neymar, Zico, Romário, Pelé, Zidane, Beckembauer, Kroiff, Messi e Cristiano Ronaldo.



Últimas Notícias