Ronald Kraag

Cerimônia de Abertura da 43ª Semana de Vela de Ilhabela tem presença do vice-governador do Estado



Postado em: 03/07/2016


O arquipélago já está no clima da 43ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. A solenidade oficial de abertura teve a presença do prefeito Toninho Colucci, do Comodoro do Yacht Clube Ilhabela, José Yunes, e do vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França. Após a cerimônia, o público conferiu a apresentação da Banda da Guarda Mirim e show da cantora Larissa Cavalcanti.

No sábado, o público lotou a Vila no show dos Paralamas do Sucesso. A Regata Alcatrazes por Boreste foi disputada no domingo (3/7), com largada ao meio-dia pelo Navio Veleiro "Cisne Branco", da Marinha do Brasil.

"A Semana Internacional de Vela de Ilhabela é uma atividade importante para o município. O turismo é fomentado, o que gera empregos e renda. São Paulo é estado brasileiro que mais recebe e emite turistas. Aqui em Ilhabela, o prefeito Toninho Colucci conseguiu profissionalizar esse setor e oferecer o que há de melhor para moradores e turistas. Boa sorte a todos os velejadores e que o município de Ilhabela seja referência para futuros atletas e medalhistas olímpicos", declarou o vice-governador Márcio França, que já foi secretário estadual de Turismo.

"O arquipélago de Ilhabela é lindo de ponta a ponta e em todas as estações do ano. Mas durante a Semana Internacional de Vela nossa cidade fica ainda mais bonita. São mais de 200 embarcações no mar, com a presença de medalhistas olímpicos e atletas de ponta. Vale destacar que a nossa balneabilidade está excelente. Em 2008, o índice de saneamento básico era de 4%. Em parceira com a Sabesp, investimos mais de R$ 100 milhões no segmento, sendo R$ 30 milhões do orçamento municipal. Com isso, a expectativa é que até dezembro deste ano o índice alcance os 80%. Desejo uma excelente Semana de Vela e sorte aos nossos atletas. Bons ventos", disse o prefeito Toninho Colucci.    

A cerimônia de abertura da 43ª Semana Internacional de Vela também teve a presença do delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião – Marinha do Brasil, capitão de fragatas Luiz Antônio Anidio Moreira. Os secretários municipais Sérgio do Vale (Esportes), Ida Álvares (Turismo), Benedito Augusto (Cultura) e Guilherme Galvão (Obras) também marcaram presença. A Câmara de Ilhabela foi representada pelo vereador Luiz Paladino, o Luizinho.

Programação Cultural

O mês de julho será mais quente na Ilha! A Prefeitura de Ilhabela preparou uma grande programação cultural com shows musicais, gastronomia, espetáculos teatrais e palestras, na Vila. É o mês das férias escolares e a mais uma vez a ideia é fomentar o turismo, principal gerador de emprego e renda no município, em pleno inverno. No sábado (2/7) teve show dos Paralamas do Sucesso e no domingo (3/7) a cantora Luana Camarah, destaque do programa The Voice Brasil.

O público irá conferir a palestra "O Mar como Carreira", de Jonas Muro Gomes e Paulo César Quintino, no dia 4 de julho (segunda), às 19h. A Banda "Jamz", destaque no programa SuperStar, sobe ao palco da Vila no dia 5 de julho (terça), às 21h.

Para o dia 6 de julho (quarta), às 21h, a música instrumental pede passagem com a apresentação da Orquestra Datz Jazz. Nos dias 7 e 8 de julho (quinta e sexta), a Secretaria da Cultura e a Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) preparam a tradicional Mostra de Dança, com os espetáculos produzidos pelos alunos das Oficinas Culturais.

A cerimônia de premiação da 43ª Semana de Vela de Ilhabela será no dia 9 de julho (sábado), às 19h, seguida da peça teatral "Recicleiros", às 21h, e do show Legião Urbana Cover, às 22h. A noite do dia 10 de julho (domingo) será de palestra com a jornalista Carol Barcellos na Feira Literária de Aventura de Ilhabela (Flai), que também será realizada na Vila.

No dia 12 de julho (terça), às 21h, show com a cantora Barbara Rodrigues, de Ilhabela, e stand up comedy com Agnes Zuliani, às 22h. Para o dia 13 de julho (quarta), Dia do Rock, show com a Orquestra Rock de Campinas, às 21h.

A Prefeitura de Ilhabela abrirá no dia 14 de julho (quinta), às 14h, na sede da Escola de Vela "Lars Grael", no Pequeá, a 2ª Feira Náutica, com exposição de embarcações e materiais náuticos. À noite, às 21h, show com a cantora Maria Gadú, na Vila.

Abrindo mais um fim de semana, a atração da noite do dia 15 de julho (sexta), às 22h, será o stand up comedy com Octávio Mendes. No dia 16 de julho (sábado), às 22h, "Beatles" e "A Música de Cinema" segundo a Cia Filarmônica.

O Coral Celina Pellizzari e a Orquestra Popular de Ilhabela se apresentam na noite do dia 17 de julho (domingo), a partir das 20h. De 18 a 20 de julho será realizado o encontro Ritmos e Poesias, sempre às 20h. No dia 25 de julho (segunda), fechando a programação, Ilhabela receberá a "Tocha Olímpica", com programação aberta às 9h pela banda "Tom Cats", na Vila. Os eventos promovidos pela Prefeitura de Ilhabela tem a organização das secretarias de Cultura e de Turismo.

De 1º a 31 de julho, muita música ao vivo todas as noites com o "Boteco Cultural" montado no Race Village na Praça das Bandeiras, na Vila, que traz os músicos locais e a chamada comida de boteco com renda revertida ao Fundo Social de Solidariedade.  

Competição Esportiva

Neste fim de semana também teve início o maior evento de vela oceânica da América Latina, a 43ª edição da Semana de Vela de Ilhabela. A sede é o Yacht Club de Ilhabela, organizador das regatas. Os principais nomes da modalidade, como Torben Grael e Lars Grael já confirmaram interesse em participar desta tradicional competição, que será realizada até o dia 9 de julho. Serão mais de 150 barcos de 13 classes diferentes. Entre as equipes, atletas da Rio 2016 como Samuel Albrecht, campeões pan-americanos como Maurício Santa Cruz e outros mil velejadores, profissionais e amadores.

A regata é a consagração da vela brasileira de oceano, mas a sua fórmula fundamental é colocar em um mesmo evento desde a elite da vela até os competidores de fim de semana. Mais informações no site oficial: www.svilhabela.com.br.



Últimas Notícias