Divulgação/Petrobras

Petrobras inicia curso de comunicação comunitária em São Sebastião



Postado em: 13/06/2016


A Petrobras vai oferecer até o final de agosto um curso de comunicação comunitária para moradores de comunidades de abrangência do Programa Petrobras Agenda 21 em São Sebastião. O objetivo é desenvolver noções básicas em comunicação, qualificar os alunos para a utilização de ferramentas de comunicação e incentivar a apropriação de tecnologias da informação. Serão 72 horas de aulas teóricas e práticas. Esta ação integra a segunda fase do programa na região, que contemplou outras quatro oficinas de gestão social e, juntas, somaram 180 horas de capacitação.
 
Os alunos receberão conhecimentos técnicos que oriente a produção de conteúdos midiáticos como boletins informativos e jornais, programa de rádio e televisão, conteúdo para mídias sociais, entre outros. Em consonância com a proposta da segunda etapa do Programa Petrobras Agenda 21 – fortalecimento e fomento da autonomia dos fóruns comunitários instaurados na primeira etapa do programa – a proposta é formar uma rede de comunicadores para integrar os fóruns de todo o país, permitindo a troca de experiências e informações entre seus representantes.
 
A oficina ocorre na Escola Municipal da Topolândia, localizada na avenida Professor José Machado Rosa, 384.Na região, as comunidades já participaram das oficinas de Produção Textual; Empreendedorismo Social, Cooperativismo e Economia Solidária; Elaboração de Projetos Comunitários; e Estruturação de Pessoa Jurídica. Ao todo, entre oficinas e curso, serão 252 horas de capacitação.
 
Sobre o programa

O Programa Petrobras Agenda 21 é a primeira experiência com foco em comunidades implementada em larga escala por uma empresa no Brasil e no setor de energia mundial. A iniciativa é um desdobramento da Agenda 21 da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio 92) e sua aplicação ocorre em todo o país onde há unidades da companhia com vistas ao desenvolvimento sustentável dessas regiões.
 
Na primeira fase houve a sensibilização de lideranças, moradores e poder público. Esses representantes elaboraram um plano de ação participativo a partir da instauração de fóruns das Agendas Comunitárias em cada localidade, cuja finalidade é fomentar o desenvolvimento do protagonismo cidadão.
 
A segunda fase prevê a ampliação da atuação dos fóruns com foco na integração das comunidades, capacitação das lideranças comunitárias e criação de rede de comunicadores comunitários para disseminar conceitos de sustentabilidade, desenvolvimento socioambiental e territorial. As atividades têm sido desenvolvidas em 83 cidades de 12 estados do país – Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

 



Últimas Notícias