Primeira escala dupla da temporada de cruzeiros movimenta Ilhabela e aquece comércio



Postado em: 22/11/2013


lhabela-22/11/2013 - No 9º dia da temporada de cruzeiros 2013/2014, o arquipélago de Ilhabela recebeu na manhã desta quinta-feira (21/11) a primeira escala dupla. Os navios Empress e Aidacara chegaram por volta das 10 horas e, juntos, trouxeram mais de 3 mil turistas.

O secretário de Turismo e Fomento, Harry Finger, destacou o número de turista que desceram em Ilhabela. “É a primeira escala dupla da temporada e mais de 3 mil pessoas vão conhecer um pouco da nossa cidade. Eles aproveitaram as praias mais próximas e também realizaram passeios de lanchas, escunas, jeeps e vans. Nosso receptivo está preparado para atender todos os turistas da melhor maneira possível”, afirma o secretário.

O início da temporada de navios já aquece o comércio e a economia da cidade. “O turismo é a nossa indústria e cada vez mais buscamos estimulá-la, seja com divulgação dos atrativos do município ou ainda na participação em feiras especializadas, o que reflete na procura dos roteiros que incluam Ilhabela”, disse o prefeito Toninho Colucci.

O navio Empress veio de Búzios e trouxe, em média, cerca de 1,7 mil brasileiros, entre tripulantes e passageiros. A próxima parada é em Santos. Já a embarcação Aidacara tem a capacidade de 1,5 mil pessoas, com passageiros alemães. O navio teve a última escala em Angra dos Reis e segue para Paranaguá em seguida.

A chegada dos turistas é sempre uma atração à parte. A maioria fica encantada com belezas de Ilhabela. Entre elas estava a agente de vendas, Edivânia Souza Kurowske, de 29 anos. “É a primeira vez que venho a Ilhabela e pretendo conhecer os pontos turísticos do Centro Histórico (Vila), antes de voltar ao navio”, disse a moradora de São Bernardo, interior de São Paulo.

Já para a ajudante geral e moradora de São Vicente, litoral sul paulista, Elisangela Correa, de 34 anos, a expectativa é conhecer a cultura local. “Não pretendo fazer passeios de jeeps ou coisas parecidas. Vou ficar pelo Centro Histórico e conhecer um pouco da cultura ilhéu”, conta a turista.

A visita ao arquipélago de Ilhabela também pode vir de uma ótima indicação. Foi o caso do representante comercial, Roberto Alves, de 42 anos, morador do município de Barueri, interior de São Paulo. “Recebi excelentes indicações de quem já conhecia Ilhabela. Espero que eles estejam certos e que o município realmente ofereça todas essas atrações. Vou aproveitar e almoçar por aqui para conhecer a gastronomia local”, relata Alves.

 Temporada de cruzeiros

 Só no mês de novembro são 11 escalas previstas. Ao longo da temporada estão marcadas nove ‘escalas triplas’, isto é, quando três navios chegam à ilha no mesmo dia, e diversas ‘escalas duplas’.
Este ano, conforme estimativa da Secretaria de Turismo e Fomento, as escalas de navio devem injetar cerca de R$ 16 milhões na economia local. São esperados 260 mil turistas, conforme o número de escalas confirmadas até o momento. Como todos os anos, o receptivo oferece diversos serviços ao turista logo ao desembarcar, como a contratação dos diversos passeios, jipes, vans e até mesmo lanchas. Entre os turistas que mais consomem na ilha estão os argentinos e estes devem vir em grande número ao arquipélago. Em relação à temporada passada, o número de navios com passageiros argentinos subiu de 10 para 26 este ano.
 

Fotos: Cláudio Rodrigues/PMI

 



Últimas Notícias