Ricardo Faustino/PMSS

Festival de Vôlei beneficente arrecada mais de 350 pacotes de fraldas em Boiçucanga



Postado em: 07/06/2016


Neste fim de semana, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, o Festival de Vôlei beneficente arrecadou mais de 350 fraldas geriátricas, além de lenços umedecidos, em Boiçucanga, na Costa Sul do município.

O evento desenvolvido pelo Instituto Obi e Colégio Raízes teve como objetivo ajudar o jovem José Guilherme Anselmo Roque, 16, o "Gigante", que passa por tratamento de um Glioblastoma Multiforme – tumor maligno que afeta o cérebro – no GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer), em São Paulo. Internado há mais de três meses, sendo 65 dias em coma induzido na UTI, a família aguarda o resultado da radioterapia realizada recentemente, o que deve ocorrer dentro de 30 dias.

A iniciativa surpreendeu e comoveu os organizadores da competição e os familiares do adolescente. "O resultado da arrecadação das fraldas e da competição em si foi inesperado. A comunidade e as pessoas de fora da cidade nos apoiaram bastante. Não houve nenhum incidente e as equipes jogaram de forma respeitosa. O evento foi emocionante e inesquecível em todos os sentidos. A ajuda que recebemos foi maravilhosa e impagável", fala a idealizadora e professora de Educação Física Elaine Nunes Maciel, 36, que ministra aulas de vôlei há quatro anos para o beneficiado.

Afastada do trabalho para se dedicar ao filho na capital, a mãe e professora Márcia Renata Bento Anselmo, 44, também ficou comovida com a iniciativa. "Eu não esperava tanta ajuda e carinho por parte da população e de pessoas que nem nos conhecem. A atitude da treinadora do meu filho foi linda e mostra como ainda há gente solidária. A Elaine e sua família são muito importantes em nossas vidas. O Zé tem muita admiração pela treinadora", comenta Márcia.  "Adorei o festival. As pessoas que se envolveram no evento são especiais. O vôlei é o esporte que ele ama e quer muito ir adiante. Só tenho a agradecer, pois está sendo uma luta para nós", acrescenta o padrasto e corretor de imóveis Rosentele Faustino, 39.

Competição

A competição ocorreu com a participação de 16 equipes divididas em quatro categorias. São elas: Seesp (Secretaria de Esportes); Guarda Mirim; Instituto Obi; Colégio Raízes; Walkir Vergani; Instituto Verdescola; Vibe Vôlei; Time Rafael e Estilo Livre. No sábado, 4, aconteceram 13 jogos e no domingo, 5, dez partidas.

Com relação aos vencedores, o Instituto Obi sagrou-se campeão nas categorias Mista Infantil (12 a 15 anos) e Adulto Misto. Já a Seesp obteve a primeira colocação nas categorias Juvenil Masculino e Feminino (15 a 18 anos). Todos os atletas receberam premiação, camisetas alusivas ao festival e lanches durante os jogos.

Segundo Elaine, especialista na modalidade esportiva e ex-atleta profissional, o nível dos jogos foi bom e com certo nervosismo por parte dos atletas, pincipalmente com relação ao feminino. Quanto aos jogos do masculino, de acordo com ela, a disputa das equipes da Costa Sul foi muito acirrada com a Seesp, que já tem experiência em competições. "Isso mostrou que a região tem potencial e mais ações efetivas como a que ocorreu em Boiçucanga precisam ser realizadas para que os jovens possam praticar o voleibol e ter as mesmas oportunidades", avalia.

Participação

Para o jogador do Colégio Raízes, Kenny Hartkamp Ortega, 15, a participação e a colaboração dos atletas são mais importantes do que a vitória nas partidas. "O principal motivo dos jogos é a ação solidária para ajudar o nosso amigo José Guilherme, que deve ter sentido a energia que mandamos para ele", disse Ortega.  

A equipe do Instituto Verdescola também enfatizou a importância em ajudar o próximo. "Parabéns aos idealizadores do festival e aos voluntários que deixaram seus familiares em casa para se dedicar a fazer o bem. Além da ação solidária, o evento mostrou o quanto estamos necessitando de mais eventos que promovam o esporte", declara o professor de Educação Física Sidney João Padial, 50, que também é coordenador de esportes do Verdescola.

De acordo com o Instituto Obi, muitas pessoas questionaram quando haverá outro torneio. "Já estamos elaborando um próximo campeonato até porque o Instituto Obi está aqui para somar em São Sebastião, incluindo os cidadãos por meio do esporte", declara Elaine, residente em Boiçucanga há seis anos.

O evento teve a colaboração de comerciantes, empresários da região, amigos e adeptos do vôlei e comunidade em geral.



Últimas Notícias