Prefeitura promove “Novembro Azul” para prevenção do câncer de próstata em Ilhabela



Postado em: 19/11/2013


A Prefeitura de Ilhabela promoveu durante toda a manhã de segunda-feira (18/11) ações da campanha “Novembro Azul”, na quadra da Praça de Eventos e Lazer do Galera, na Água Branca. A campanha voltada ao público masculino teve como objetivo realizar encaminhamentos para consultas e exames e distribuir material educativo sobre as doenças mais comuns, hábitos de vida saudável e saúde sexual. A equipe também ministrou palestras e deu orientações aos participantes.
O “Novembro Azul” é um movimento recente, porém, já é realizado em diversas partes do mundo e simboliza a luta contra o câncer de próstata.
Em Ilhabela a iniciativa foi dos agentes comunitários de saúde da Equipe Golfinho da Unidade de Saúde da Família da Água Branca. Nesta terça-feira (19/11), o prefeito Toninho Colucci, acompanhado do chefe de Gabinete, Julio Cezar De Tullio, recebeu as agentes da Unidade de Saúde da Família, que entregaram a camiseta da campanha.
Depois do Outubro Rosa, que alertou a mulher sobre o câncer de mama, a campanha “Novembro Azul” chama a atenção dos homens para os riscos da próstata. O homem ainda tem muito preconceito contra o exame que detecta o câncer. Por conta desta rejeição, a incidência é alta.
O exame de próstata chamado de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico), que é feito no sangue, são de fundamental importância para a saúde do homem, por isso os exames preventivos são importantes, quanto mais cedo for detectado o problema, maiores as chances de cura, já que alguns tumores podem crescer de forma silenciosa, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.
Os agentes de saúde de todas as unidades vêm incentivando as famílias dos homens principalmente os acima de 40 anos que façam os exames. As equipes de saúde de todos os bairros estão capacitadas para fazer os devidos encaminhamentos durante todo ano.

Foto: Cláudio Rodrigues/PMI

O prefeito Toninho Colucci, acompanhado do chefe de Gabinete, Julio Cezar De Tullio, recebeu na manhã desta terça-feira (19/11) as agentes da Unidade de Saúde da Família do Posto de Saúde da Água Branca, que entregaram a camiseta da campanha “Novembro Azul”



Últimas Notícias