Dia Mundial do Meio Ambiente terá soltura de tartarugas e show de Gabriel o Pensador no Tamar em Ubatuba



Postado em: 25/05/2016


O raper, compositor e escritor, Gabriel o Pensador abre no Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) a 3ª Semana do Mar, que faz parte do 7º Festival da Mata Atlântica, realizado pelo Projeto Tamar, Aquário de Ubatuba e Prefeitura. A partir das 20h, a banda Os Cascudos interpreta músicas em defesa das tartarugas marinhas e composições próprias com estilo musical que vai do reggae ao rock, da MPB ao samba.

Em seguida, o Tamar e a Petrobras apresentam um dos artistas que mais produz, crítica e criativamente, retratos da nossa sociedade e de sentimentos coletivos de indignação ou de orgulho de ser e de viver brasileiro. O dia 5 de junho começa com uma grande limpeza da baía do Itaguá, das 8h às 12h, pela praia e pelo mar. Depois, uma soltura de tartarugas marinhas reabilitadas, entregues ao Projeto Tamar por pescadores parceiros, vai emocionar a todos e finalizar a manhã de um dia mais que especial. Pela tarde, visitas guiadas e atividades de alimentação dos animais trarão informações sobre o VII Festival da Mata Atlântica, sobre a III Semana do Mar e sobre o significado das datas comemoradas no mês de junho a favor da natureza.

Histórico do Festival

Em Ubatuba, floresta, rios, serra, mar e os seus 80 mil habitantes se conectam em uma encantadora paisagem que precisa ser cuidada e preservada para quem vive aqui e para quem vem aproveitar suas belezas naturais e culturais. Celebrando as importantes datas do 27 de maio, Dia da Mata Atlântica e dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com o objetivo de estimular a conservação, difundir a informação sobre o tema e incentivar o turismo ecológico, o Projeto Tamar, realiza desde 2010, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ubatuba e participação de várias instituições municipais e regionais, públicas e não governamentais, o ‘Festival da Mata Atlântica: Floresta, Rios e Mar - FeMa.

Desde 2014, o Tamar e o Aquário de Ubatuba incorporaram ao Festival da Mata Atlântica a Semana do Mar, celebrando o dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, com o objetivo de sensibilizar, refletir e realizar ações pela proteção às tartarugas marinhas, aos mares e oceanos. Em 2015, o evento contou com uma programação especial de atividades acadêmicas, culturais, educacionais, turísticas e artísticas através de oficinas, palestras, lançamento de livros, cursos, passeios ecológicos mutirão de limpeza de praias, capacitação de professores e shows, tudo gratuito e aberto ao público, recebendo a participação de aproximadamente 12 mil pessoas nos doze dias de evento. Em 2016, a sétima edição do FeMa e a III Semana do Mar acontecerão entre os dias 27 de maio e 11 de junho.

Mais 25 milhões de filhotes no mar Originado do Museu Oceanográfico de Rio Grande com apoio dos órgãos ambientais federais, o Projeto Tamar constatou que até o começo dos anos de 1980, a matança de fêmeas de tartarugas marinhas e o consumo de quase todos os ovos por pescadores praticamente interrompeu o ciclo de vida desses animais no Brasil. Em 1981, um pequeno grupo de oceanógrafos conseguiu viabilizar o nascimento de 2 mil filhotes, e com a parceria da Petrobras desde 1983 ampliou anualmente o número de tartarugas protegidas. Até hoje, 25 milhões de filhotes já foram para o mar graças à proteção do Tamar. Por fatores naturais, apenas um ou dois em cada mil sobrevivem. Mesmo ao nascerem em segurança, é no mar onde passam a maior parte da vida e acontece a maioria dos problemas que serão obrigados a enfrentar. Entre 20 e 30 anos atingem a idade adulta e começam a se reproduzir, reiniciando o ciclo da vida.

As tartarugas marinhas que hoje se reproduzem no Brasil precisam prosseguir em um mundo cheio de perigos, e por isso esses animais ainda ameaçados de extinção necessitam do apoio de toda a sociedade. Redes de pesca, anzóis, degradação de áreas de desova, fotopoluição e a poluição dos oceanos, além das mudanças climáticas, são os principais inimigos das tartarugas e podem interromper a chance de recuperação das cinco espécies que ocorrem no nosso país.

Projeto Tamar - Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-Tamar e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. O Projeto Tamar tem o patrocínio oficial da Petrobras desde 1982, através do programa Petrobras Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua recebe diversos apoios locais. Em Ubatuba recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Visite: www.tamar.org.br

Ingressos gratuitos:

Primeiro lote será distribuído no Tamar dia 24 de maio das 12h30 às 14h30, ou até acabarem os convites do primeiro lote.

Segundo lote será distribuído também no Tamar dia 25 de maio das 18h30 às 20h30, ou até acabarem os convites.

* É obrigatória a apresentação de um documento de identidade para a retirada do convite. Só poderá ser retirado 1 convite por pessoa.

Mais informações: Projeto Tamar Ubatuba/SP, Rua Antonio Atanázio, 273, Itaguá

Tel: (12) 3832-6202 / 7014 / 4046

 



Últimas Notícias