Pelo 5º ano consecutivo, Ilhabela realiza Jogos Estudantis e envolve 1,5 mil alunos



Postado em: 06/11/2013


Esporte e educação, lado a lado, na maior competição estudantil do arquipélago deIlhabela: os Jogos Estudantis. Realizado pela Prefeitura, com a organização da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação e apoio da Secretaria da Educação, a abertura oficial do evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (1°/11) no Estádio Municipal, no bairro do Itaquanduba. Os jogos abrangem todas as redes de ensino de Ilhabela. Neste ano,participam da competição 20 unidades escolares, sendo 17 municipais, duas particulares e uma estadual. Ao todo, são 1,5 mil alunos diretamente envolvidosnas provas.

O evento contou com presença do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, da vice-prefeita, Nilce Signorini, do chefe de Gabinete, Julio Cezar De Tullio e do vereador Luiz Paladino, além dos secretários municipais Lídia Sarmento(Educação), Flávio César (Esporte), Lucia Heidorn Reale Colucci (Saúde), Nuno Gallo (Cultura), Harry Finger (Turismo), Flávio Miranda (Obras), Sidney Apocalipse (Assuntos Jurídicos), Luiz Biondi (Administração), Cristobal Parraga(Meio Ambiente) e Maurício Calil (Finanças).

Em seu discurso, o prefeito Toninho Colucci, declarou aberta a competição e ressaltou:“Essa é quinta edição do evento e podemos observar a evolução das escolas nos jogos. Independentemente do resultado da competição, o mais importante é o entrelaçamento entre as unidades de ensino, o espírito esportivo e a competição saudável. Eu sempre digo que quando gastamos recursos com a educação e com esportes, na verdade, não gastamos, investimos. Investimos para construir um município, um estado e um país melhor e desenvolvido”, afirmou o prefeito.

Já para a secretária de Educação, Lídia Sarmento, os Jogos Estudantis estimulam a pratica esportiva e ajudam na educação. “Nos próximos 14 dias os alunos terão a oportunidade de aguçar o espírito esportivo, além disso, poderão aprender junto. Espero que o evento ocorra da melhor maneira possível e seja um grande sucesso entre alunos, professores e funcionários”, disse a secretária.

O secretário de Esportes, Flávio César, desejou sucesso a todos os atletas ressaltou importantes princípios esportivos. “O resultado é menos importante nos Jogos Estudantis. O que a gente quer é a pratica esportiva e educação,sempre com lealdade e respeito”, relata o secretário.

O vereador Luizinho também deixou o seu recado. “Ilhabela sempre teve atletas de ponta em disputadas por todo o país. Torço para que nesses Jogos Estudantis surjam novos atletas para representar a nossa cidade”, declara Luizinho.

Juramento e Tocha Olímpica

Dois momentos marcaram a abertura oficial do evento. A aluna da Escola Municipal Ophélia Reale, Gisele Pereira da Silva, fez o juramento do atleta. A tocha olímpica foi conduzida por três importantes aletas do arquipélago. Primeiro,ela foi conduzida por Wellengton Carlos de Amorim, o Lelo. O atleta foi jogador profissional de futebol em equipes de grande porte nacional, como Portuguesa e Santos Futebol Clube.

Em seguida, quem recebeu a tocha olímpica foi Matheus Sampaio Silva. O ilhabelense é jogador profissional de Rugby e atua há três anos na Seleção Brasileira da modalidade. E quem acendeu a pira olímpica foi o atleta Adailton dos Santos,que é corredor e representa a cidade em importantes competições esportivas de atletismo.

Competição

Na competição deste ano são disputadas as modalidades: Atletismo, Basquete,Canoagem, Damas, Dominó, Frescobol, Futebol de Campo, Futsal, Handebol,Natação, Queimada, Tênis de Mesa, Vôlei de Quadra, Tênis de Campo, Vela e Xadrez. As categorias são divididas em Mini-Mirim, Pré-Mirim, Mirim, Infantil e Juvenil. Os Jogos Estudantis de Ilhabela 2013 serão realizados até o dia 14 de novembro. Durante este período, as escolinhas esportivas estarão suspensas para que os alunos participem dos jogos.


O prefeito de Ilhabela,Toninho Colucci, ressaltou que o evento será realizado pela quinta vez no município: “independentemente do resultado da competição, o mais importante é o entrelaçamento entre as unidades de ensino, o espírito esportivo e a competição saudável”.


A abertura oficial dos Jogos Estudantis contou com a presença das autoridades locais, além de alunos, professores e funcionários da rede municipal de ensino do arquipélago.



Últimas Notícias