Ernane reforça cobrança ao Estado por aumento de efetivo policial após onda de assaltos



Postado em: 17/05/2016


O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, em entrevista exclusiva ao portal RADAR LITORAL, afirmou que cobrou do Governo do Estado um maior efetivo das polícias Civil e Militar no Município. Paralelamente, foi determinado que a GCM (Guarda Civil Municipal) mantenha o maior efetivo possível nas ruas.

Ernane afirmou que vem cobrando constante do Governo do Estado um maior efetivo das polícias Civil e Militar e reforçou o pedido, junto à Casa Civil, a partir desta sucessão de ocorrências nos últimos dias. “Independente do esforço das polícias, o contingente é reduzido. É preciso que haja um reforço para podermos cobrar os responsáveis”.

Ele disse que foi feito o pedido de reforço pelo menos para atuar no Município neste período mais crítico.

Sobre os autores dos diversos assaltos a residências e comércios, as informações são de que as investigações estão em andamento no sentido de identifica-los.

GCM

O prefeito ressaltou que a GCM foi criada para atuar no auxílio às polícias Civil e Militar.  “Em quatro meses e meio, as ações da Guarda geraram 73 Boletins de Ocorrência nos distritos policiais”.

O efetivo hoje é de 58 guardas, 33 deles em regime de escala e o restante em postos fixos, como a própria base da GCM, Paço Municipal, Pronto Socorro e outros locais.

 O chefe do Executivo destacou que a Guarda dispõe de quatro viaturas atualmente e que em breve, com uma licitação para compra de veículos por parte da Prefeitura, deverá ter mais duas.

Ernane afirmou que atualmente não tem como aumentar o efetivo da GCM. “Temos de priorizar o que é nossa obrigação. Em breve, estaremos entregando duas creches e uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Segurança é responsabilidade do Estado e o Município já contribui de forma efetiva”.

Câmeras

Ernane afirmou que já estão instaladas 23 das 44 novas câmeras de segurança do Município. “Serão trocados 33 kms de fibra ótica entre as regiões da Topolândia e da Costa Norte”.

Bases policiais

Sobre as reivindicações da comunidade de que sejam instaladas mais bases da PM ou mesmo da GCM ao longo do Município, o prefeito afirmou que isso não resolve o problema. “Cada base criada significa menos policiais nas ruas, pois estes postos precisam ter efetivo. Ou seja, diminui o efetivo em circulação”.

Ernane frisou a importância de que as pessoas registrem a ocorrência na polícia. “O Estado trabalha com números. É preciso que as pessoas façam o Boletim de Ocorrência para justificar um aumento no efetivo policial”.

Comércio

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião, Eduardo Cimino, disse que, com este aumento da violência, é preciso que se reúnam com urgência lideranças e autoridades policiais para buscar uma solução. “É importante que haja uma ampla participação da comunidade e isso deve ocorrer o mais rápido possível”, frisou.



Últimas Notícias