Ricardo Faustino/PMSS

Reunião do Conseg discute fiscalização ambiental, monitoramento e outros temas em Boiçucanga



Postado em: 08/05/2016


O setor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de São Sebastião esclareceu algumas dúvidas dos moradores da Costa Sul que participaram da reunião mensal do Conseg (Conselho de Segurança) realizada na noite de quinta-feira (5), no bairro de Boiçucanga.

Os participantes também debateram questões ligadas à segurança na região com as autoridades das polícias Civil e Militar e a Secretaria de Segurança Urbana (Segur) do município.

A fiscalização da Semam participou do encontro em atendimento à solicitação da Amovila (Associação dos Moradores da Vila Sahy), cuja sede fica na Vila Sahy, em Barra do Sahy. “Pedimos a presença da equipe para ver o que ela pode fazer com relação ao acúmulo de lixo nos córregos, valas e ruas da nossa comunidade. Sabemos que isso acontece pela falta de educação de alguns moradores, mas gostaríamos que a fiscalização fosse ao local para autuar e multar os infratores”, fala a presidente da entidade, Evanildes Alves dos Santos.

O chefe da divisão, Jairo Moura Cordeiro, que representou o secretário Eduardo Hipolito, alegou que a situação é recorrente em toda a cidade. “É necessário saber a origem, quem fez isso, para então aplicar a notificação”, informa.

Segundo ele, é obrigação dos moradores realizar o descarte correto dos resíduos (lixo, entulho, podas, etc). Com relação às podas, por exemplo, Cordeiro sugeriu a colocação delas em um saco de lixo, após serem picotadas, e depois levadas à lixeira. Quanto aos entulhos, o ideal é contratar caçamba para dispensar o material. Como muitas vezes isso não acontece, a Prefeitura acaba recolhendo o material que é descartado inadequadamente nos locais públicos.

Recorde

O agente explanou ainda sobre a lei municipal 2321/15, que dispõe sobre infrações decorrentes do inadequado descarte de entulhos, da falta de conservação dos imóveis, e dá outras providências. “Essa lei é recente e pesada com relação à multa. Temos diversas autuações ao longo do município, mas a que bate recorde é a 2321”, revela Jairo, que também esclareceu o descarte irregular de objetos recolhidos das ruas nas áreas verde da Prefeitura. “Por enquanto, são os únicos lugares para a disposição final dos resíduos”, afirma.

O chefe da fiscalização ressaltou, ainda, o trabalho realizado pela Semam com relação à Educação Ambiental. “O trabalho é de formiguinha e muito difícil por uma questão cultural da população”, fala. O objetivo é a conscientização das pessoas quanto ao meio ambiente.

Assuntos como monitoramento por câmeras de vigilância, ronda escolar da GCM (Guarda Civil Municipal) e Polícia Militar, tráfico de drogas, efetivo militar, implantação de pátio para veículos apreendidos, entre outros, também foram debatidos pelos participantes.

A reunião comandada pela vice-presidente do Conseg, Éder Ávila, contou com a participação do secretário da Segur, Marcos Jorge dos Santos; do Tenente PM Gonsales; do chefe de investigação da Polícia Civil, Ricardo Marques; do responsável pela Defesa Civil, Carlos Eduardo dos Santos; do chefe de fiscalização da Semam, Jairo Moura Cordeiro; de representante do Conselho Tutelar; de dirigentes das associações amigos de bairro e da comunidade em geral.



Últimas Notícias