Divulgação

Com bons resultados no Jori, cidades do Litoral Norte garantem classificação para os Jogos Estaduais do Idoso



Postado em: 03/05/2016


As cidades do Litoral Norte conseguiram bons resultados nos Jogos Regionais do Idoso (Jori), realizados em Caraguatatuba até o último domingo (1) e garantiram classificação para os Jogos Estaduais, que ocorrerão na cidade de Barretos.

São Sebastião

São Sebastião conquistou três medalhas de ouro, duas na natação, nas provas de nado livre e nado de costas, com a atleta Benedicta Christina do Valle Pombo, a Doquinha, e uma no xadrez com Irma Fiedler, invicta em sete partidas. As duas atletas representarão o Município nos Jogos Estaduais do Idoso em Barretos, de 29 de junho a 3 de julho.

A delegação de São Sebastião, composta por 103 pessoas entre professores, técnicos e atletas, obteve a 10ª posição na classificação geral.

 A cidade participou de todas as modalidades e conseguiu boas classificações. Além da medalha de ouro no xadrez, a natação feminina ficou em 3º lugar na classificação geral, somando a pontuação de Doquinha e de outras atletas.

A medalha de bronze veio também com a terceira posição no tênis de campo feminino e na dança de salão. No atletismo, a equipe de São Sebastião ficou com a quarta posição e na malha em 6º lugar. No voleibol adaptado e malha masculino, a cidade conquistou a 7ª colocação e ainda o 8º lugar no tênis de campo masculino.

Mais do que os resultados das competições no Jori, a participação dos atletas, o convício social, a disposição e a importância da prática de atividades físicas são muitos mais significativos, explicou o professor Ricardo Rosa, coordenador do Projeto Atividade que reúne cerca de 150 integrantes em São Sebastião, entre os quais os atletas que representaram o município no Jori 2016.

O projeto reúne os integrantes em atividades sempre às segundas-feiras, das 8h às 18h, no CAE Pontal da Cruz, com atividades como caminhada, alongamento, natação, ginástica funcional, jogos de salão, natação e voleibol adaptado. O essencial, segundo Rosa, é garantir melhores condições de vida e saúde aos grupos da Terceira Idade com o projeto aberto a todos os interessados.

Para Vanda Lopes, chefe de administração do Fundo Social de Solidariedade e presidente do Conselho Municipal do Idoso, "todos são vitoriosos pela disposição e energia que nos transmitem". Segundo Vanda, o resultado foi muito bom considerando-se a participação, este ano, de cidades competitivas como Guarulhos, Mogi das Cruzes e Poá, que foram incluídas na competição.

Ilhabela

Na classificação geral, Ilhabela ficou com a 20° posição. As medalhas de ouro e bronze vieram com o atleta Aguinaldo Batista, na natação, que vai representar a cidade em Barretos.

Na disputa, o arquipélago contou com a participação de mais de 80 integrantes, entre atletas e equipe técnica.

“Ilhabela tem um trabalho especial com a melhor idade. São diversas as atividades realizadas, além de eventos, como a Semana Municipal do Idoso, e grupos de práticas esportivas, como o ‘Melhor Idade em Ação’. Mais do que resultados, o melhor de tudo é a integração que tudo isso proporciona”, destacou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

“Pelo sétimo ano consecutivo, Ilhabela participou do Jori com uma delegação em bom número. Além da competição, o mais importante é a confraternização entre os atletas, as novas amizades e a atividade física constante. Eles estão aqui para competir e também se divertir. Atualmente, Ilhabela tem uma série de atividades voltadas aos idosos, sempre com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida”, completou a presidente do Fundo Social de Ilhabela, Lúcia Reale Colucci, que é secretária municipal de Saúde.

Caraguá

A equipe da malha da secretaria de Esportes de Caraguá competirá nos 20º Jogos Abertos dos Idosos. Os atletas conquistaram o 1º lugar nos Jori.

Os jogadores Marcelo Sona Filho, Manoel Santos da Silva e Oswaldo Lemos sagraram-se campeões no sábado (30). A equipe é comandada pelo técnico Pedro de Lima.

A corredora Maria Aparecida Ventura foi vice-campeã nos 1.500m rasos.  A nadadora Setsuko Ezawa faturou a medalha de prata nos 25m costas e concluiu a prova dos 25m livre na 3ª colocação.  Valdete Falopa Sona fez o 2º melhor tempo nos 50m nado livre.

Caraguá terminou na vice-liderança do dominó Feminino e ficou em 3º lugar no xadrez Masculino.

A delegação de Caraguá foi formada por 87 atletas e chefiada pelo professor Dagoberto Oliveira Azevedo.

Os Jogos

Ao todo 2.209 pessoas, entre atletas e membros da comissão técnica, de 37 municípios participaram do evento.

São José dos Campos conquistou o 1º lugar na classificação geral, com 131 pontos, seguido por Guarulhos, com 123 pontos, e Mogi das Cruzes, com 100 pontos, nas 2ª e 3ª colocações. Os municípios de Taubaté e Poá ficaram nas 4ª e 5ª posições, com 78 e 74 pontos, respectivamente. Caraguá terminou em 8º lugar, com 59 pontos. 



Últimas Notícias