Luciano Vieira/PMSS

Litoral Norte participa do "Dia D" da Campanha Nacional de Vacinação neste sábado



Postado em: 29/04/2016


Os municípios do Litoral Norte participam do "Dia D" da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza, que acontece neste sábado (30) em todo o país. O objetivo é imunizar contra o vírus da H1N1. As unidades de saúde estarão abertas para atender os grupos de risco considerados prioritários pelo Ministério da Saúde.

São Sebastião

 Em São Sebastião, as unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros e Centro de Saúde estarão abertos, das 8h às 17h.

A campanha de vacinação prosseguirá até 20 de maio e, este ano a imunização de crianças incluirá os menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Também serão vacinados pessoas a partir dos 60 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além da população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Caraguá

Na cidade, a vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Especialidades Médicas, Odontológicas e de Reabilitação "Madre Teresa de Calcutá". A meta é aplicar 18 mil doses, número que corresponde a 80% do público alvo da campanha.

 De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, deverão ser imunizados 9.340 idosos, 160 puérperas, 969 gestantes, 2.055 trabalhadores da saúde e 5.476 crianças.

 De acordo com a Secretaria de Saúde, até o dia 19 de abril deste ano, houve 32 notificações de Gripe H1N1. Deste número, seis foram negativos, três positivos (incluindo um óbito) e 23 estão em investigação.

Ilhabela

 Neste Dia “D”, todas as unidades básicas de saúde, sempre das 8h às 16h30.

Ubatuba

 Em Ubatuba, 19 postos de saúde estarão abertos das 8 às 17 horas ininterruptamente para o atendimento dos grupos prioritários. A meta em Ubatuba é vacinar os cerca de 16 mil usuários do SUS que pertencem aos grupos prioritários. Até o momento, a cidade não registra nenhum caso confirmado de H1N1.

Câncer bucal

A campanha de prevenção ao câncer bucal será realizada paralelamente ao dia D da vacinação e também se estende até o 20 de maio. Ela é voltada para mulheres e homens acima de 40 anos. No sábado, as unidades do Ipiranguinha, Maranduba, Perequê-Miriam, Poruba e Rio Escuro também farão o exame da área bucal e, em caso de lesões suspeitas, os pacientes serão encaminhados para tratamento especializado.

Gripe A

Mesmo com a vacina, os cuidados contra a proliferação do vírus H1N1 devem ser mantidos. Como, por exemplo, lavar sempre as mãos com água e sabão ou com álcool; evitar levar as mãos aos olhos, ao nariz e à boca; cobrir a boca quando for tossir ou espirrar e sempre ter em mãos um frasco de álcool gel para higienização.

 

Os principais sintomas da Gripe A são Febre alta, tosse, dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta, coriza e irritação nos olhos e nos ouvidos. Para o tratamento é necessário muito repouso, beber líquido, evitar álcool e cigarro. Medicamentos como o paracetamol podem ser usados para combater febre e dores, em casos graves ou em grupos de risco, pode ser recomendado medicamento antiviral.

 



Últimas Notícias