Divulgação

Conselho da USP aprova desalienação de antigo navio para virar ponto turístico de mergulho em Ilhabela



Postado em: 20/04/2016


O Conselho da Universidade de São Paulo decidiu, na última terça-feira (19/4), pela desalienação do antigo navio oceanográfico “Prof. W. Besnard” e assim desta maneira já poderá repassá-lo à Prefeitura de Ilhabela, que pretende afundá-lo e assim oferecer um novo ponto turístico de mergulho. A decisão foi muito comemorada pelo prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), autor da proposta de transformar o antigo navio que estava há anos parado no Porto de Santos em recife artificial no arquipélago.

Agora, procuradores da Prefeitura de Ilhabela e da USP devem acertar detalhes do documento que estabelecerá a cessão da embarcação ao município. “Estou muito feliz, pois o turismo é a indústria de Ilhabela, principal gerador de empregos, de maneira que buscamos sempre estimular com novos atrativos. Ilhabela conta com vários naufrágios visitados por mergulhadores, mas este será num ponto de fácil acesso”, destacou Toninho Colucci. O arquipélago de Ilhabela tem um total de 20 naufrágios, porém, alguns deles de difícil acesso.

No início deste mês, o prefeito se reuniu com uma comissão de mergulhadores (foto), instrutores e proprietários de embarcações de mergulho para tratar da proposta de afundamento do antigo navio de pesquisa “Prof. W. Besnard”. A ideia é que o naufrágio controlado ocorra entre a Ponta da Sela e o Solar Singhita, pouco antes da Sepituba, no sul da Ilha. O local escolhido tem entre 20 e 25 metros.

Mergulhadores fizeram uma visita técnica e aprovaram as condições do fundo do mar para o naufrágio controlado. Pelo projeto, além de ter o recife artificial com o casco do antigo navio de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), o Museu Náutico de Ilhabela ainda teria a cabine de comando preservada em exposição.

Histórico

A proposta já havia sido apresentada pelo prefeito Toninho Colucci (PPS), acompanhado pelo deputado federal e ex-prefeito de Santos, João Paulo Papa (PSDB), ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. A luta era para reverter uma decisão da USP, que pretendia destinar o antigo navio de pesquisas oceanográficas “Professor W.Besnard” para ser cortado e vendido como sucata. No dia 13 de fevereiro, Colucci e o deputado federal estiveram na sede da Praticagem de São Paulo, na cidade de Santos, para uma reunião sobre o caso.

Profissionais envolvidos com a embarcação também receberam o projeto com entusiasmo, entre eles, o comandante Waldir da Costa Freitas (que passou 35 anos a bordo do Besnard); e o diretor de Relações Institucionais da Praticagem de São Paulo, o prático Fábio Mello Fontes (que participou de três expedições à Antártida dentro do navio).



Últimas Notícias