PMI

Prefeito e mergulhadores definem local para afundamento de antigo navio que vai virar recife artificial em Ilhabela



Postado em: 06/04/2016


O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), se reuniu novamente no início da noite de segunda-feira (4/4) com uma comissão de mergulhadores, instrutores e proprietários de embarcações de mergulho para tratar da proposta de afundamento do antigo navio de pesquisa “Prof. W. Besnard” para ser transformado em recife artificial e mais um ponto turístico no arquipélago. Tantos os mergulhadores quanto o prefeito definiram o local após visitas técnicas.

A ideia é que o naufrágio controlado ocorra entre a Ponta da Sela e o Solar Singhita, pouco antes da Sepituba, no sul da Ilha. “Foi uma ótima reunião, pois estão todos envolvidos e engajados neste projeto que pode incrementar o turismo de mergulho em Ilhabela”, destacou o prefeito Toninho Colucci.

O local escolhido tem entre 20 e 25 metros. Mergulhadores fizeram na semana passada uma visita técnica e aprovaram as condições do fundo do mar para o naufrágio controlado. Pelo projeto, além de ter o recife artificial com o casco do antigo navio de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), o Museu Náutico de Ilhabela ainda teria a cabine de comando preservada em exposição. Essa proposta já foi apresentada pelo prefeito Toninho Colucci (PPS) ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

O arquipélago de Ilhabela tem um total de 20 naufrágios, porém, alguns deles de difícil acesso. A proposta levada ao governador foi apresentada pelo prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), acompanhado pelo deputado federal e ex-prefeito de Santos, João Paulo Papa (PSDB). Eles tentam reverter uma decisão da USP, que pretendia destinar o antigo navio de pesquisas oceanográficas “Professor W.Besnard” para ser cortado e vendido como sucata. No dia 13 de fevereiro, Colucci e o deputado federal estiveram na sede da Praticagem de São Paulo, na cidade de Santos, para uma reunião sobre o caso.

A proposta da Prefeitura de Ilhabela é que os equipamentos sejam expostos no Museu Náutico, já que trata-se de um importante navio de pesquisa que por muitos anos esteve na Antártida. Além disso, a carcaça do navio seria afundada após processo de descontaminação.

Segundo o prefeito Toninho Colucci, o governador se mostrou simpático a proposta apresentada. Conforme reportagem publicada pelo Jornal A Tribuna, de Santos, profissionais envolvidos com a embarcação também receberam o projeto com entusiasmo, entre eles, o comandante Waldir da Costa Freitas (que passou 35 anos a bordo do Besnard); e o diretor de Relações Institucionais da Praticagem de São Paulo, o prático Fábio Mello Fontes (que participou de três expedições à Antártida dentro do navio).

A reunião entre comissão de mergulhadores e o prefeito de Ilhabela no início dessa semana 



Últimas Notícias