Postado em: 01/04/2016
Os moradores da Costa Sul de São Sebastião reclamam da precariedade do atendimento em caixas eletrônicos, em especial, os clientes do Banco do Brasil na região. Segundo eles, a única opção disponível atualmente é um posto bancário que funciona das 10 às 14 horas, em um shopping em Boiçucanga. A instituição informou que gerencia seus terminais de autoatendimento de acordo com a realidade de cada praça.
Segundo moradores da Costa Sul que entraram em contato com o portal RADAR LITORAL, a situação se agravou há cerca de cinco meses, quando houve a explosão dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil instalados no Beira Praia Shopping, há pouco mais de cinco meses.
“Hoje contamos apenas com um posto bancário do BB que funciona das 10 às 14 horas. Isso tem gerado filas e reclamações. Só há um caixa eletrônico, que não permite fazer saque. Quem quer sacar precisa usar o caixa 24 horas, que também vive sempre com filas e, na maioria das vezes, não dá para sacar notas de R$ 50,00. Por que no centro tem duas agências e na Costa Sul apenas este posto bancário precário?”, questionou um morador.
Em Boiçucanga, tem agências do Santander, Itaú, Bradesco e o do Banco do Brasil. Os clientes do Banco do Brasil que precisam fazer saque têm de ir ao centro de São Sebastião ou no terminal 24 horas que existe na Riviera de São Lourenço ou ainda no centro de Bertioga, que fica 50 km de Juquehy e 65 km de Boiçucanga.
“A nossa região tem um grande número de moradores e é frequentada por turistas. Isso é um desrespeito”, afirmou uma comerciante que não quis se identificar.
Outro lado
O Banco do Brasil informou ao RADAR LITORAL, por meio de nota, que os clientes em São Sebastião contam com 30 caixas eletrônicos, sendo 21 terminais da rede própria do BB e mais seis equipamentos da Rede Banco24horas, sem gerar custos adicionais aos seus clientes.
“O Banco ressalta que gerencia a disponibilidade de seus terminais de autoatendimento (TAAs) de acordo com a realidade de cada praça e acrescenta que a parceria com a TecBan faz parte de acordo firmado em 2014 pelas principais instituições financeiras do país com a empresa para substituição gradativa de parte dos TAAs próprios dos bancos por equipamentos da Rede Banco24horas”.
Segundo a nota, até 2020, a parceria prevê a instalação e o compartilhamento de 30 mil terminais de autoatendimento em todo o Brasil. “Cabe ressaltar que o BB possui 5.429 agências em todas as regiões do país, sendo duas em São Sebastião e também conta com a maior quantidade de TAAs do mercado bancário brasileiro, com mais de 43 mil terminais de rede própria”.
A instituição informou ainda que os clientes BB ainda têm à disposição outros canais de atendimento, como o aplicativo do BB para smartphones, internet e Central de Atendimento por telefone, Banco Postal, correspondentes bancários e rede de Lotéricas.