Postado em: 22/03/2016
A travessia São Sebastião-Ilhabela vem apresentando problemas em sequência neste início de semana. Nesta terça-feira (22/3), das seis balsas existentes, apenas duas estavam em operação no início da tarde. A fila aumentou e o tempo de espera chegou a uma hora e meia.
Na tarde de segunda-feira (21/3), usuários entraram em contato com o Radar Litoral para informar que não houve a travessia das 17h30 entre Ilhabela e São Sebastião. Segundo os usuários, funcionários informaram que várias balsas estariam quebradas. O serviço de travessia é de responsabilidade da Dersa - Desenvolvimeto Rodoviário S/A., que por sua vez terceiriza o serviço para a Internacional Marítima.
O presidente da Associação Comercial de Ilhabela, Leopoldo Pedalini, disse nesta tarde que a situação é "preocupante", porque a cidade depende exclusivamente dessa prestação de serviço. "Ouvimos muitas propostas de reestruturação e melhorias, mas nada é feito. Mais preocupante do que o problema pontual é o futuro. Se não houver investimentos e uma posição firme da Dersa a situação só vai se agravar", disse o presidente da associação.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Dersa nesta terça-feira. A informação obtida é que uma embarcação seria vistoriada nesta terça, portanto, ficou fora de operação. Ainda segundo a assessoria da empresa, uma balsa passou por manutenção preventiva e outras duas apresentaram problemas técnicos ao mesmo tempo.
A Dersa informa que "foi uma situação atípica e que acabou deixando a operação com apenas duas balsas das 12h45 às 13h40". Conforme a nota, com a volta da FB-25 - que é a maior balsa da frota - a situação começou a se normalizar. Por volta das 14h15, três balsas estavam em operação e o tempo de espera era de 60 minutos em São Sebastião e 30 minutos do lado de Ilhabela.
*Na foto, duas balsas paradas no terminal de São Sebastião, na tarde desta terça-feira (Foto: Radar Litoral)