Junta Militar espera por jovens para o alistamento obrigatório em São Sebastião



Postado em: 18/03/2016


30 de junho. Este é o prazo limite para os jovens nascidos em 1998 procederem com o alistamento militar obrigatório. Quem perder a data, ficará para a Comissão de Seleção de 2017 e poderá enfrentar alguns problemas por conta disso.

O atendimento ao público alvo é feito de segunda a quinta-feira das 8h às 12h.  O horário das 13h às 16h, funciona  apenas para prestar informações, receber os documentos já solicitados, pedir requerimentos de 1ª e 2ª via de reservistas e certificados de dispensa/transferência de residência, entre outras ações.

Quem nasceu antes de 1998 e ainda não fez o alistamento militar, também devem se apresentar no prazo estipulado para que não sofram as mesmas complicações, ou seja, impossibilidade de tirar passaporte e título de eleitor bem como conseguir uma vaga de emprego no mercado de trabalho, entre outas dificuldades, visto ser o alistamento, obrigatório no Brasil.

Armas

Para servir em uma das três Armas (Exército, Marinha ou Aeronáutica), o jovem deve apresentar-se ao órgão responsável munido da certidão de nascimento (original e cópia); RG (original/com foto);  comprovante de residência (original de contas de água-luz-telefone no próprio nome ou no nome dos responsáveis);  duas fotos recentes (3x4) e CPF (original) se tiver.

A Junta Militar atende na praça Vereador Venino Fernandes Moreira, no Terminal Rodoviário, piso superior, na região central da cidade.

Origem

O serviço militar obrigatório nasceu nas Capitanias Hereditárias, por meio da Câmara de São Vicente, que em 9 de setembro de 1542 promulgou um "Termo", organizando uma Milícia formada por colonos e índios para a defesa da terra. Atualmente o serviço militar obrigatório é especificado por Lei relativa ao assunto, datada de janeiro de 1966, na qual é publicado o seu Regulamento, sendo constante na Constituição Federal aprovada em 1988.

Em São Sebastião, com a unificação das Forças Armadas quanto ao alistamento, os jovens são direcionados aos quadros da Marinha de Guerra.

Vale lembrar que existe o serviço militar e o serviço militar de carreira. No primeiro, o alistado pode, se possível, renovar a sua permanência nas Forças Armadas em até sete anos, contando este tempo apenas para aposentadoria. Já o serviço de carreira é feito apenas pelos aprovados em qualquer academia militar existente.

Segundo informações, os aprovados no serviço militar podem tirar soldo de mais de R$ 900,00 mensais e tem chance de aprender informática, telecomunicações, mecânica e auxiliar administrativo.

A importância do serviço militar obrigatório para o jovem é a transmissão de conceitos como organização, respeito, hierarquia e patriotismo.

Serviço: Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (12) 3893-1518.



Últimas Notícias