Arnaldo Klajn/PMSS

São Sebastião ganha sede da Coordenadoria da Mulher nesta terça-feira



Postado em: 08/03/2016


O Dia Internacional da Mulher comemorado nesta terça-feira, 8 de março, tem destaque especial para a população de São Sebastião com a entrega oficial, a partir das 17h, da sede da Coordenadoria da Mulher, que funcionará na rua Manoel Rufino da Silva, 27, no Centro Histórico do município.

Instituída pelo prefeito Ernane Primazzi pela Lei Complementar nº 174, de 22 de abril de 2014, a Coordenadoria é considerada um dos grandes avanços na luta pelos direitos das mulheres sebastianenses.

A importância da sede foi destacada pelo secretário de Governo e Esportes, Fábio Lopez, ao representar o perfeito Ernane Primazzi na abertura oficial das comemorações da Semana da Mulher nesta segunda-feira (7), no Teatro Municipal. "É um grande ganho para a cidade assim como foi sua instalação e a nomeação da advogada Geisa Fenerich para a coordenação. Será um local de convívio entre as mulheres, importante referência do serviço público de apoio à mulher", disse.

O secretário também informou que, em breve, será entregue a Casa dos Conselhos, outra grande conquista para a comunidade. Lopez destacou ainda, a importância da parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Sebastião e demais entidades para a realização da Semana da Mulher e frisou a necessidade de se ampliar a participação da mulher na sociedade sebastianense. Ele também salientou que nada disso seria possível sem a parceria e o apoio das entidades.

Na abertura, a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), Roseli Primazzi, agradeceu o empenho de todos e a participação dos homens no evento. "Precisamos estar unidos nessa luta", afirmou. O presidente da Subseção da OAB de São Sebastião, Roberto Majolino, destacou a importante parceria com a Administração para realização desse evento e também de um espaço cedido pelo município para que a OAB possa prestar assistência judiciária na Costa Sul.

A participação de três delegadas de São Sebastião no Encontro Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, a ser realizado em maio em Brasília (DF), foi ressaltado por Geisa Fenerich. "Temos de lutar por nossos espaços e pelo fim da desigualdade", comentou. Presidente da Associação de Mulheres Sebastianenses, Elizabeth Chagas citou as imagens e informações na entrada do teatro de três mulheres assassinadas na região por seus companheiros. "Precisamos nos engajar na luta pelo fim da violência contra as mulheres", frisou.

Crimes passionais

Esse foi o tema central do debate que abriu a programação da Semana da Mulher e envolveu uma plateia de mulheres e homens que lotou as dependências do Municipal. Autora de livros sobre Direito e Violência Doméstica, a advogada criminal e promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Luiza Nagib Eluf, falou de sua experiência em 30 anos de carreira e de inúmeros casos de violência, inclusive envolvendo famosos. "Somos o quarto país no mundo em violência. Nos últimos 10 anos, 100 mil mulheres foram assassinadas. É inaceitável uma barbaridade dessas", disse. Segundo ela, a violência contra a mulher não escolhe classe social e tudo é justificado por ciúmes ou traição. "Temos de evoluir nas relações ao sentir ciúme, tentar eliminar esse sentimento e não insuflá-lo. As mulheres têm os mesmos direitos, inclusive os direitos sexuais. A única solução para o Brasil é enfrentar sua própria verdade em tudo".

De acordo com a promotora, 75% dos homicídios são praticados contra homens nas ruas. A mulher é violentada dentro de casa. "Infelizmente temos uma cultura do crime passional, uma extensa literatura, inclusive internacional, sobre o tema". No entanto, segundo informou, as transformações estão ocorrendo. "Hoje temos o feminicídio, crime hediondo, abominável. O Brasil mudou porque hoje, se você matar uma mulher, vai preso".

O melhor caminho e arma contra a violência é a denúncia pelo 180.

Programação

As atividades da Semana da Mulher prosseguem nesta terça, às 19h, com missa na Igreja Matriz. Na quarta-feira (9), será aberta a exposição "Mulheres Trabalhadoras", às 10h, no Paço Municipal. Na quinta (10), às 19h, haverá apresentação do Coral da Primeira Igreja Batista abrindo a programação do debate sobre o tema "Empoderamento da Mulher", no Teatro Municipal.

O assunto será abordado pelas fundadoras da União de Mulheres de São Paulo, Maria Amélia de Almeida Teles e sua irmã Criméia Alice Schmidt de Almeida. Na ocasião, também haverá sorteio de brindes e a premiação do Concurso de Redação "Estudantes contam sobre Empoderamento Feminino", com alunos do curso de Direito da Faculdade de São Sebastião (FASS).

O encerramento das atividades será sexta-feira (11), às 19h, com a peça "Simplesmente Mulher", do grupo "Perdidos no Espetáculo" formado por Rafael Della Guardia, Marco Antônio Câmara, Agrício, Maria Izabel Pinder, Yara Moraes e Maria Amélia Santos. A apresentação será na Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), na Rua da Praia, Centro Histórico.



Últimas Notícias