Sindicatos fazem protesto por melhorias na travessia e recuperação salarial dos marítimos



Postado em: 04/03/2016


Os sindicatos que representam a categoria dos marítimos, entre eles, marinheiros de convés, de máquinas e mestres da travessia de balsa, realizaram, na manhã desta sexta-feira (4), um manifesto no bolsão de embarque em São Sebastião da travessia por balsas. A categoria reivindica melhores condições de trabalho e também investimentos na segurança nas embarcações, além da questão salarial.

O presidente do Sindmestres (Sindicato Nacional dos Mestres de Cabotagem e dos Contramestres em Transportes Marítimos) e secretário da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Valter Martins Ramos, reafirmou que o objetivo da manifestação é a segurança e respeito ao usuário, bem como a recuperação salarial da categoria. O serviço de travessia operou normalmente.

Segundo o sindicalista, a manifestação foi suspensa por volta das 11 horas, quando ficou acordado a concessão de um prazo de 20 dias corridos, a partir de segunda-feira (7), para que a Dersa, Internacional Marítima e sindicatos se reúnam para resolver a questão. “Se nada ocorrer neste prazo, vamos interromper a travessia”, afirmou Ramos.

Entenda o caso

Em recente entrevista ao RADAR LITORAL, sindicalistas afirmou que os salários nas travessias estão deteriorados, com uma defasagem superior a 100%.

Outro ponto abordado diz respeito às péssimas condições das balsas. Segundo eles, não há condições mínimas de trabalho e nem de segurança para a tripulação garantir a salvaguarda da vida humana no mar.

À época, a Dersa informou, por meio de nota, que os marítimos que atuam na travessia São Sebastião-Ilhabela são contratados da empresa Internacional Marítima, que presta serviços de operação marítima à Companhia. Por esta razão, as negociações trabalhistas com esta categoria são conduzidas diretamente entre empregados e empregador, sem envolvimento da Dersa.

Já a Internacional Marítima, empresa contratada das travessias litorâneas do Estado de São Paulo, informou que a data-base da categoria é fevereiro e a pauta encaminhada pelo Sindicato dos Marítimos está em análise. A Internacional Marítima ressalta que sempre manteve um relacionamento de confiabilidade com a entidade sindical.

“Quanto às embarcações, todas estão em perfeitas condições de operação, tendo inclusive sido inspecionadas e liberadas pela Autoridade Marítima no final de 2015. O principal compromisso da empresa é garantir um serviço eficiente e seguro aos usuários, além de proporcionar um ambiente de trabalho com segurança e confiabilidade aos nossos colaboradores”, concluiu a nota.



Últimas Notícias