Ricardo Faustino/PMSS

Defesa Civil interdita novas casas próximas a deslizamentos de terra na Costa Sul



Postado em: 01/03/2016


Por medida de precaução, a Defesa Civil de São Sebastião interditou nesta terça-feira (1/3) mais quatro casas próximas aos deslizamentos ocorridos na madrugada da última segunda-feira (29), na Costa Sul do município. Os imóveis vistoriados estão localizados no bairro de Cambury. O Corpo de Bombeiros também participou da ação.

De acordo com o chefe da equipe, Carlos Eduardo dos Santos, o Carlão, o Instituto Geológico (IG) já foi acionado para analisar cada local afetado pelos escorregamentos em toda a região. Os profissionais estão no município.

Três das residências interditadas são de alto padrão e ficam em um condomínio situado na rua Uberlândia. Os imóveis foram atingidos por árvores que desceram junto com a lama. "Nossas casas são de veraneio, mas o triste é ver que pessoas ficaram desalojadas em função da chuva", comentou um dos proprietários, o paulistano Pedro Mauro Pita.

A caseira Rubinalva Santos Ferreira, 40, que mora ao lado do condomínio e também teve sua moradia interditada, se diz igualmente entristecida pelo o ocorrido com outras pessoas. "Graças a Deus estamos vivos e nada de pior aconteceu com a gente", agradeceu. Ela contou que o deslizamento aconteceu por volta das 2h de segunda-feira (29). "Nunca tinha visto isso. Acordei e vi tudo cheio de água. E olha que aqui é difícil encher porque o terreno é arenoso. Toda vez que chove fico preocupada, pois a casa onde moro fica perto do morro", comentou Rubinalva, residente no local com o marido há 15 anos. "Quando escutamos o estalo, a barreira veio de vez. Saímos correndo com nossos cães e gatos", contou a caseira, que já residiu na Zeis (Zona de Especial Interesse Social) Areião, também em Cambury, onde sofria com alagamentos.

Solo encharcado

Segundo Carlão, os imóveis foram interditados porque ainda há risco de novos escorregamentos devido ao solo encharcado e a chuva que ainda cai sobre a região. Eles serão liberados após análise de técnicos com relação a situação do terreno onde aconteceu o fenômeno. A equipe ainda vistoriou a Zeis Barreirinha, em Cambury, onde também houve deslizamento e obrigou a interdição de um imóvel, além de outros bairros da região.

Na Costa Sul, com as novas interdições, há pouco mais de 10 imóveis em situação de risco por causa dos deslizamentos. Cinco deles ficam em Cambury; quatro na Zeis Tropicanga, em Boiçucanga, onde um casal morreu soterrado, e o restante em Juquehy. Neste bairro, a escola municipal também está com as aulas suspensas em decorrência de um deslizamento que atingiu uma das salas de aula.

Com relação à rodovia Rio-Santos, a Defesa Civil está apreensiva quanto ao trecho na altura do km 178, entre Juquehy e Barra do Una, onde houve queda de barreira e pedras caíram sobre a pista. O órgão acredita que ainda há risco de novos desmoronamentos no local, pois a chuva continua na região e a previsão é de que o mau tempo continue, com previsão de chuva forte  para os próximos dois dias, quarta (2) e quinta-feira (3).

Três famílias desalojadas na Zeis Lobo Guará, em Cambury, foram abrigadas no ginásio de esportes de Boiçucanga. Outras vítimas das inundações em outros bairros da Costa Sul seguiram para casas de parentes ou de amigos. A Defesa Civil pede para que a população das áreas de risco fique atenta com relação à inclinação de árvores e água barrenta que desce dos morros, o que pode ser indício de deslizamento. Situações como essas devem ser avisadas o quanto antes para o órgão ou o Corpo de Bombeiros pelos telefones 199 e 193, respectivamente.

Serviço: Interessados em fazer doações (colchões, roupas de cama, alimentos não perecíveis, água, material de limpeza, entre outros) podem levar diretamente aos seguintes endereços:

Centro | Fundo Social | Rua Sebastião Silvestre Neves 128 |Telefone: (12) 3892-4991

Costa Sul | Crass Boiçucanga | Estrada do Cascalho, 1470 | Em frente ao PSF com o assistente social Paulo| Telefone: (12) 3865-1527

Costa Norte | Centro Comunitário do Jaraguá | Rua das Hortênsias, 117  | Telefone: (12) 3861-2680.



Últimas Notícias