Facebook Barra do Una

Prefeituras se mobilizam para minimizar estragos causados pelas fortes chuvas no Litoral Norte



Postado em: 29/02/2016


A Prefeitura de São Sebastião acionou as secretariais municipais para atender as famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade, entre a noite de domingo (28) e a madrugada desta segunda-feira (29). O volume de chuva – 218 mm – equivale ao previsto para três meses. Duas pessoas morreram e a rodovia Rio-Santos teve diversos pontos de alagamento e queda de barreira, o mais grave no km 162, próximo a Boiçucanga, o que isolou a Costa Sul do centro por mais de oito horas..

Em reunião realizada no início da manhã desta segunda com os secretários municipais, o prefeito Ernane Primazzi determinou o deslocamento de trabalhadores, máquinas e caminhões para atender as famílias desabrigadas e afetadas pela chuva. A prioridade é atender a população e somente depois contabilizar os estragos dos espaços públicos.

O tráfego de veículos na rodovia SP-55 ficou interrompido na Divisa e também na Serra de Boiçucanga, onde depois de mais de oito horas de interdição, por volta das 12h30, houve a liberação do tráfego em meia pista.

Canto do Mar foi um dos bairros mais atingidos na Costa Norte (Foto: William Tavares)

O casal Carla Fonseca Santos, de 33 anos e Lindomar Santana de Souza, de 36 anos, morreu soterrado em sua casa na Vila Tropicanga. Uma criança de 10 anos e outra de seis anos foram socorridos com vida e tiveram ferimentos leves.

Uma ponte caiu devido à enxurrada em Barra do Una, onde havia um carro. O motorista conseguiu nadar e escapar com vida. Aliás, diversas vias do bairro, inclusive a principal delas, a Avenida Magno Bittencourt Passos, foi destruída pelas chuvas.

Na Costa Norte, segundo alguns dos moradores, um dos problemas que teriam causado as enchentes seria uma obra de canalização mal feita. Eles questionam que pagará os prejuízos que tiveram.

A Defesa Civil de São Sebastião informa que iniciou a arrecadação de colchões, lençóis, produtos de cama mesa e banho e água. As pessoas que puderem colaborar devem entregar as doações no Fundo Social de Solidariedade no centro ou no Ginásio de Boiçucanga. O contato pode ser feito pelos telefones 3892-4991 ou 3892-5560.

A Secretaria da Educação suspendeu o transporte universitário nesta segunda-feira, em virtude das fortes chuvas que ocasionaram diversos alagamentos e deslizamentos de barreiras, impossibilitando assim a realização do trajeto. Como há risco de novas ocorrências, a Seduc suspender o serviço por medida de segurança.

Caraguá

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, informa que foram adiados os trabalhos de limpeza e manutenção desta semana programados no Projeto Caraguá Limpa, devido às fortes chuvas que ocorreram neste final de semana na cidade.

A Secretaria de Serviços Públicos está com todo o efetivo concentrado de norte ao sul da cidade no auxílio à Defesa Civil. Assim que a situação for normalizada, as novas datas serão programadas para que os moradores fiquem cientes e possam colocar nas calçadas os materiais e resíduos que podem acumular água.

As chuvas fortes causaram alagamentos no Perequê-Mirim, em Caraguá (Foto: William Tavares)

Em Caraguatatuba, também foram registrados pontos de alagamento em diversos bairros tanto na segunda (29/2) quanto nesta terça-feira (1/3). Diversas casas foram alagadas em bairros como Jardim Casa Branca. Jardim Tarumã, Pegorelli, Porto Novo, Jetuba e Perequê Mirim. Não há informações sobre desabrigados. Nesta terça-feira, muitas pessoas não conseguiram sair de casa no Pontal Santa Marina em razão dos alagamentos. 

Várias casas do Pegorreli, próximo ao conjunto habitacional, ficaram totalmente alagadas. De acordo com a Defesa Civil de Caraguatatuba, a chuva na madrugada de segunda chegou a 130 mm, enquanto que o previsto para todo o mês de fevereiro era de 150 mm.

*Matéria atualizada nesta terça-feira (1/3)

Carro fica "preso" em rua alagado no Bairro Caputera (Foto: Juliana Sassi)

 



Últimas Notícias