Divulgação/Ibama

Fiscalização flagra embarcação que pescava isca viva em local proibido em Ilhabela



Postado em: 26/02/2016


Uma embarcação do Rio de Janeiro foi flagrada capturando isca viva em local proibido à pesca Industrial, nas proximidades da praia do Bonete em Ilhabela, local denominado de Porto da Toca. A ação, que ocorreu na tarde de quarta-feira (24), foi desenvolvida por equipe de fiscalização ambiental composta por servidores do IBAMA/ESREG/Caraguatatuba e da Fundação Florestal de São Paulo lotados na APA Marinha do Litoral Norte e no Parque Estadual de Ilhabela.

A ação iniciou com a constatação no Sistema de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (PREPS) da chegada na parte da manhã da embarcação ao local de pesca proibida. Entendendo a fragilidade ambiental da área, a equipe preparou a abordagem à embarcação Skiper II, que contou com o apoio de embarcação de particular.

Durante a aproximação da equipe de fiscalização, foi constatado o engajamento em pesca de cerco para isca viva em local proibido. Diante dos fatos, a embarcação foi conduzida ao Porto de São Sebastião para a realização dos procedimentos administrativos de Fiscalização Ambiental.

Foi constatada a captura de 300 quilos de sardinha que estavam sendo mantidas vivas na embarcação. Desta forma, foi lavrado Auto de Infração por pescar em local proibido, com multa de R$ 11.000,00. A embarcação e a rede foram apreendidas e as sardinhas vivas foram devolvidas ao seu ambiente natural.



Últimas Notícias