Divulgação/PMSS

Litoral Norte participa do Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes Aegypti



Postado em: 12/02/2016


Neste sábado (13), Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes Aegypti, os municípios do Litoral Norte desenvolvem diversas atividades de conscientização e combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Em São Sebastião e Ilhabela, as ações terão a participação da Marinha do Brasil, por meio da Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.

Caraguá

Em Caraguatatuba, 20 agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) percorrerão marinas da cidade. O objetivo da ação é fiscalizar, localizar possíveis criadouros e orientar sobre a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

 O trabalho contará com o apoio da Defesa Civil e do Grupo de Apoio Civil (GAC) e ocorrerá das 8h às 12h. O secretário de Saúde, Juan Lambert, afirma que a intenção deste dia é reforçar junto aos proprietários a necessidade de uma faxina geral em cada marina para eliminar potenciais criadouros do mosquito.

 Além das marinas, agentes do CCZ irão às praias, da região Sul à Martim de Sá, para distribuir material educativo e orientar veranistas sobre a importância de vistoriar suas casas. Os moradores também serão mobilizados a eliminarem possíveis criadouros em suas residências.

 Dentro das ações alusivas ao Dia D de Combate à Dengue, ainda neste sábado, a partir das 14h, haverá uma caminhada contra a dengue no bairro Tinga com concentração em frente à Igreja Pentecostal Vida Nova em Jesus (Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 708 – Tinga - ao lado da escola Bernardino).

 Ilhabela

Em llhabela, as ações ocorrerão entre 8h30 e 13h. A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Saúde, realizará diversas atividades em dois bairros selecionados devido ao número de casos: Reino e Água Branca.

O trabalho será no sentido de orientar quanto à prevenção e à retirada de criadouros. Os caminhões da prefeitura realizarão também o chamado "arrastão" em todas as ruas dos dois bairros.

"Diante de uma emergência de saúde pública, com a proliferação do mosquito transmissor da dengue, da chikungunia e do zika, o desafio é realizar ações diretamente junto à população", diretor de Vigilância em Saúde, Oriedson de Freitas Oliveira.

A equipe do Controle de Vetores, de Agentes Comunitários de Saúde, voluntários e militares da Marinha percorrerão todas as casas do Reino e da Água Branca orientando quanto à prevenção e o controle do Aedes aegypti.

São Sebastião 

A Prefeitura de São Sebastião também promove mais uma ação educativa e de conscientização da população sobre a necessidade de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A atividade, a ser realizada no bairro Pontal da Cruz, na região central da cidade, receberá o reforço de voluntários da Marinha do Brasil depois de uma parceria entre as Forças Armadas e a Administração Municipal.

A intenção é percorrer as ruas do bairro distribuindo panfletos, folders e o check list dengue, lista de itens criada em São Sebastião para que o morador possa fazer a checagem de locais onde possam acumular água e se transformar em criadouros do mosquito.

De acordo com a Secretaria de Saúde a expectativa é de que mais de 60 pessoas entre agentes de saúde e voluntários da Marinha do Brasil percorram as principais ruas o bairro. "Este será apenas a primeira de outras ações que estamos planejando em parceria com a Marinha", disse o diretor da Vigilância em Saúde Givanildo Tavares.

Ubatuba

Em Ubatuba, as ações ocorrerão das 8 às 14 horas, nos bairros do Estufa II e Sesmaria, Ipiranguinha e Sertão da Quina, na região sul.

A ação dá continuidade à operação pré-Carnaval e integra a mobilização nacional contra o mosquito. A equipe de trabalho reunirá um total de 180 pessoas das secretarias de Saúde, Cidadania e Desenvolvimento Social, Educação, e também da Guarda Municipal, Defesa Civil e Comtur.

Além de vistorias em residências e eliminação de criadouros em ruas e terrenos baldios, caminhões cata-trecos percorrerão esses bairros para recolher objetos e móveis velhos que podem converter-se em abrigo para o mosquito.

Confira o ponto de encontro das equipes do mutirão:

Estufa 2 e Sesmaria

Ponto de encontro: SABE - Sociedade Amigos do Bairro da Estufa, ao lado do campo de futebol, às 7h30

Ipiranguinha

Ponto de encontro: Ponte no alto do Ipiranguinha, às 7h30

Sertão da Quina

Ponto de encontro:  Posto de Saúde, às 7h30



Últimas Notícias