Divulgação

Bloco Samdosa espera atrair centenas de foliões à praia de Cambury na tarde deste sábado



Postado em: 06/02/2016


O bloco carnavalesco Samdosa (Samba dos Amigos), com apoio da Prefeitura de São Sebastião, espera atrair centenas de foliões ao desfile que acontecerá no próximo dia 6, na praia de Cambury, Costa Sul do município.

Idealizado e fundado em 20 de janeiro de 2013 pelo empresário Iraê Abate, 34, com ajuda de amigos, como o biólogo Edson Lobato, o Fredê, o evento é realizado no bairro apenas no Sábado de Carnaval. Isto porque, segundo Abate, que também é vocalista de um grupo de samba, há outros compromissos e atividades. "Fazemos muitos shows, workshops e participamos de outros blocos, o que demanda tempo. Mas vamos pensar em realizar em mais dias no próximo ano", falou. Um dos locais em que ele também é mestre da bateria é no tradicional Banho da Dorotéia, realizado em Boiçucanga.

A folia em Cambury foi criada, de acordo com ele, com a intenção de unir os amigos do samba e de oferecer mais um atrativo para as pessoas que frequentam a Costa Sul, mostrando que a região não é apenas sol, praia e mar. "Temos uma infinidade de atividades culturais durante o ano, além de uma cultura tradicional riquíssima, que precisam ser valorizadas", frisou Iraê.

Ele, inclusive, é integrante das Oficinas Culturais ministradas pela Fundação Deodato Santana, vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo, desde 2014, onde leciona aula de percussão.

Ensinar

O projeto, no entanto, existe desde 2009 para ensinar qualquer pessoa, sem exceção, desde criança até adultos a tocar um instrumento. A atividade desenvolvida é sucesso de público e interesse. Em 2015, aproximadamente 30 alunos aprenderam a tocar sob a orientação do empresário. "Hoje, 80% dos integrantes da bateria do Samdosa advém da escolinha", afirmou Abate.

Questionado sobre o nome do bloco, com mais de 40 integrantes na bateria, ele explica ser o Samdosa apenas um "braço" do estilo de vida que leva com os seus amigos, desde 2009, tocando samba de roda nos bares da região durante o ano inteiro. "Quando me mudei de São Paulo para cá senti muita falta disso", acrescentou Iraê, que vem de uma família de sambistas paulistanos. "Minha família participa da escola de samba Tom Maior desde a fundação. Os meus tios já foram presidentes da agremiação e são compositores de samba-enredo. Eu mesmo fui o primeiro presidente jovem, nome dado naquela época pela diretoria para uma espécie de aprendiz de presidente de uma escola de samba", revelou o empresário.

O bloco desfilou no ano de estreia com a participação de 200 foliões. Entretanto, a cada ano o número cresce. No ano passado, o desfile reuniu mais de 800 pessoas. "A expectativa para 2016 é de chegarmos aos quatro dígitos", espera o fundador.

Para o caiçara e funcionário público Silvio Vicente do Amparo, 41, o bloco é bacana e importante, pois atrai muitos turistas e veranistas, além dos moradores, inclusive dos bairros vizinhos à praia de Cambury. "O carnaval é apenas no sábado, mas reúne muitas famílias, amigos e todos os foliões numa alegria só. Sem o bloco, seria um dia normal em que o turista apenas vai à praia com seu guarda-sol e cadeira. Já com o desfile ao som dos tambores, há movimento e o astral é outro, bem legal e com muita diversão no bairro", comenta.  

Carro de som

Neste ano, a maior novidade é a presença de um carro de som potente durante todo o percurso, o que vai modificar e dar uma qualidade substancial em relação aos anos anteriores. O carro é fruto de parceria com a Prefeitura, que também fornecerá banheiros químicos e apoio logístico, com agentes da Ditraf (Divisão de Tráfego) e GCM (Guarda Civil Municipal) para garantir a segurança dos foliões.

A organização da folia também informa que camisetas alusivas ao bloco já estão à venda. Os recursos financeiros são para custear as ações da escolinha de percussão, que demanda material técnico como baquetas, peles de instrumentos, instrumentos novos, entre outros acessórios. Cada "surdão" – instrumento que marca o ritmo de uma bateria – por exemplo, custa R$ 600,00. "Uma das funções da comercialização das camisetas é diminuir o déficit que temos todos os anos", explicou Iraê.

Serviço: A concentração do bloco será a partir das 14h, no largo em frente ao campo de futebol, com saída para o desfile pela rua Uberlândia. Mais informações pela rede social (https://www.facebook.com/BlocoSamdosa?fref=ts)



Últimas Notícias