Prefeitura aciona MP por conta de fios e cabos de concessionária caídos em ruas de Caraguatatuba



Postado em: 23/05/2024


A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou um mapeamento detalhado por toda a cidade para identificar os locais onde fios e cabos, sob concessão da empresa EDP, estão caídos e com risco para pedestres e motoristas. O levantamento foi encaminhado ao Ministério Público de São Paulo, sob encargo do Dr. Valério Moreira de Santana, que iniciou uma ação civil pública visando resolver essa questão.

Mesmo que a responsabilidade pelo uso dos postes seja da concessionária EDP, a empresa tem alegado que o problema está nas redes compartilhadas. A Prefeitura reforça a importância das companhias, como é o caso da EDP, se responsabilizarem nesses casos. Para isso, entende que é fundamental que mantenham programas robustos de manutenção preventiva, atendam rapidamente a situações de emergência e se comuniquem com o público sobre os procedimentos a serem seguidos em casos de fios caídos.

O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, afirmou que esta situação com a empresa já é antiga. “Estou na luta com a EDP desde 2019 para resolver esse problema de uma vez por todas. Acredito que agora, com a intervenção do Ministério Público, através do Dr. Valério Santana, possamos finalmente acabar com esse tipo de situação. Não se trata apenas da estética urbana, mas da segurança dos cidadãos, pois os fios e cabos nestas condições podem colocar suas vidas em risco”.

Mais de 2.3 mil pontos com esse problema foram identificados no levantamento, indicando uma situação grave que, se não for tratada imediatamente, poderá resultar em acidentes sérios. A Prefeitura reitera a necessidade da empresa fornecer canais de comunicação eficientes para que os cidadãos possam relatar problemas rapidamente e garantir que as equipes de reparo estejam prontamente disponíveis para resolver os incidentes.



Últimas Notícias