Toque Toque Pequeno: charme e beleza caiçara



Postado em: 05/02/2016


Texto e fotos: Gustavo Nascimento


Não é preciso ir assim tão longe para desfrutar de uma praia com água transparente, areia branca e costa rochosa colada na Mata Atlântica. Do Centro de São Sebastião seguindo pela SP-55 sentido Costa Sul, o Sobre Tudo fez um passeio até a praia de Toque Toque Pequeno, vizinha de Toque Toque Grande e Santiago. E o resultado foi um dia inesquecível.

Com aproximadamente 1,5km de extensão, frequentada principalmente por famílias e casais jovens, Toque Toque Pequeno é muito procurada não somente para lazer, mas também para festas de casamento, devido ao seu cenário - repleto de charme e com quase nenhuma interferência do ser humano.

Toque Toque Pequeno, apesar do nome que remete a um lugar que poderia ser menor em tamanho, é maior que sua vizinha, Toque Toque Grande. No entanto, suas características são praticamente as mesmas, com ondas fracas ou moderadas. Sua ilha é menor que a de Toque Toque Grande e lembra uma tartaruga quando vista do continente.

Além de infraestrutura preparada para receber os turistas, a praia é o reduto de pescadores tradicionais caiçaras. O bairro possui ruas pavimentadas, locais para estacionar, restaurantes, condomínios e uma capela, que mantém suas festas populares. Sucesso todos os anos, o Torneio anual de Canoagem reúne centenas de moradores no feriado de Páscoa.

Como chegar  
 
O acesso é pela Rodovia SP-55 (Rio-Santos). Placas indicam o local correto de fazer a conversão, caso você esteja de carro. Se você for de transporte público, há ônibus que partem da Rodoviária de São Sebastião de hora em hora.

Não esqueça 
 
O início da preservação de nossas praias começa quando começamos a nos arrumar, em casa. inclua em sua bolsa ou mochila sacos para retirar o lixo para não deixar na areia ou no mar. O meio ambiente agradece.



Últimas Notícias