GCM é acionada pelo 'SOS Caraguá para Elas' e prende homem por desrespeitar medida protetiva



Postado em: 21/05/2024


A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foi chamada no domingo (19) pelo Centro de Operações de Inteligência (COI) para atender uma ocorrência de acionamento do Botão de S.O.S. Caraguá para Elas (Maria da Penha), feito por uma moradora do bairro Rio do Ouro, região central da cidade.

Ao chegar no endereço da responsável pelo acionamento de S.O.S., a GCM não encontrou ninguém, mas ao retornar à  atividade de ronda, passando pela Avenida Américo Timóteo do Rosário, a equipe avistou um casal discutindo, em via pública.

Ao avistar a viatura da GCM, o homem subiu em uma bicicleta, tentando fugir, mas a GCM logo alcançou o indivíduo e ficou sabendo que se tratava do ex-companheiro da mulher que pediu socorro. 

Na oportunidade, a mulher apresentou aos GCMs a medida protetiva em desfavor de seu ex-companheiro. 

A equipe da GCM deu voz de prisão ao indivíduo, que levado à delegacia, onde foi ratificada a prisão por Ameaça, Difamação, Violência doméstica e  Descumprimento de medida protetiva.

GCM e COI

A Guarda atua em conjunto com o Centro de Operações de Inteligência (COI), espaço onde é possível visualizar a cidade e consequentemente mapear, através de equipe multidisciplinar (AFT, GCM e PM) as áreas que possuem as câmeras de monitoramento. 

É o COI quem recebe os chamados de S.O.S. Caraguá para Elas, acionado por mulheres vítimas de violência doméstica. Imediatamente, uma viatura da GCM vai ao local indicado pelo aplicativo. Em 2023, a GCM atendeu 16 ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha.

São as atribuições da GCM: Proteger os cidadãos com patrulhamento preventivo; zelar pelos bens públicos como escolas, hospitais, praças, praias, monumentos e outros espaços de jurisdição do município; auxiliar as forças de segurança pública como as Polícias Militar, Civil e Federal; apoiar e construir parcerias com os demais órgãos municipais.
 
Serviço
Guarda Civil Municipal
Telefone: 153



Últimas Notícias