Hospital Regional do Litoral Norte recebe selo de unidade de segurança plena em saúde



Postado em: 02/05/2024


O Hospital Regional do Litoral Norte recebeu o selo de Acreditação ONA II, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma das principais entidades não-governamentais de avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde do país. A conquista representa um marco na história recente do hospital, reconhecendo-o como uma unidade de segurança plena dos pacientes.

O HRLN é referência para os municípios de Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela, que somam mais de 300 mil habitantes. O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, participou da solenidade.

A Acreditação ONA é reconhecida como a principal certificação de qualidade no âmbito da saúde no Brasil, estabelecendo padrões rigorosos de qualidade, segurança e gestão para as instituições de saúde avaliadas. O HRLN é uma unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) desde o ano de 2020 em parceria com a SES-SP. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos e reconhecidos internacionalmente. Na prática o certificado significa a garantia de que o hospital possui padrões de segurança plena e atendimento ao paciente em todas as áreas, segundo normas internacionais.

O HRLN passou por uma rigorosa avaliação dos processos administrativos e assistenciais durante a jornada de atendimento aos pacientes e acompanhantes entre os meses de novembro e dezembro de 2023. Na ocasião foi atestada a qualidade assistencial, humanização e segurança na prestação dos serviços. A obtenção do selo de Qualidade ONA II é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, que incentiva os hospitais sob sua competência na conquista e manutenção deste certificado.

O fundador e diretor-presidente do ISG, Dr. André Guanaes, atribui que a dedicação de cada um foi fundamental para esse reconhecimento. “Vamos em frente, sempre com foco na missão de cuidar e salvar vidas, prestando o melhor atendimento à nossa gente que precisa e merece”.

A coordenadora técnica do IQG, Elizabeth Reis, responsável pela entrega da certificação diz que o impacto da acreditação na qualidade dos cuidados pode ser dividido nas categorias qualidade da gestão, participação dos funcionários; e qualidade dos resultados. “O impacto mais significativo da acreditação hospitalar está na qualidade da gestão. A institucionalização da gestão da qualidade é um processo em evolução, onde as mudanças ocorrem continuamente enquanto se tornam integradas às intervenções do dia a dia de uma organização”.

Para o prefeito Aguilar Junior, o HRLN é uma segurança para população de todo Litoral Norte, fruto de todo esse trabalho de excelência é desenvolvido. “O Hospital mudou a vida da cidade. Com ele veio o Centro de Oncologia e a Unitau e Caraguatatuba é referência em saúde. Muito obrigado por participar desse momento e que venha a ONA 3. Parabéns ISG e HRLN”, disse.



Últimas Notícias