Samu recebe equipamentos de compressão torácica para atendimento de emergências cardiovasculares



Postado em: 27/04/2024


A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu seis dispositivos de alta tecnologia para compressão torácica automática, que serão utilizados pelas equipes do Samu -  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. De acordo com a Secretaria de Saúde, a aquisição representa um avanço significativo no atendimento de emergências cardiovasculares.

O prefeito Felipe Augusto disse que este é mais um investimento do governo municipal em equipamentos modernos com tecnologia de ponta. “Nós estamos agora investindo em tecnologia e essas máquinas irão auxiliar muito no dia a dia, principalmente nas questões de emergência e ações de pronto atendimento, onde precisamos ter mais reforços. Então, esses e outros equipamentos são importantíssimos com foco na melhoria dos serviços de Saúde em São Sebastião”, destaca.

Segundo a secretária adjunta de Saúde, Mara Abreu, “com compressões torácicas contínuas de alto desempenho, uniformes e adaptadas ao biotipo de cada paciente, esses dispositivos aumentam consideravelmente as chances de sobrevivência das vítimas e reduzem as sequelas. Além disso, liberam um dos membros da equipe para outras funções durante o atendimento, otimizando os recursos disponíveis”. Dados alarmantes revelam que mais de um terço das mortes no Brasil são causadas por doenças cardiovasculares. Portanto, a introdução desta tecnologia não apenas capacita as equipes do Samu a oferecerem atendimentos mais eficazes, mas também representa um passo crucial na busca por melhores resultados e maior sobrevida para os pacientes em situações críticas.

A chefe de Divisão Médica do Samy São Sebastião, Sheila Resende, explica que o equipamento substitui a força humana na compressão torácica, que é realizada durante a manobra de ressuscitação cardiopulmonar no paciente em parada cardiorrespiratória. “Desta forma, o profissional estará disponível para focar sua atenção ainda mais na ventilação, uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) e também na administração de medicamentos por acesso venoso. Em função disso, considero que o prefeito Felipe Augusto e o vice-prefeito Reinaldinho Moreira tiveram um grande acerto nesta aquisição. Este para mim é um dos grandes legados da atual gestão. Equipamentos eficientes que com certeza farão toda diferença na vida da vítima, aumento suas chances de sobrevivência”, afirmou a médica.

O vice-prefeito Reinaldinho Moreira também falou da importância deste tipo de investimento. “São Sebastião demonstra mais uma vez que a Saúde é referência nacional. A estrutura que nós temos de informatização, equipamento e estrutura de saúde mostra que o SUS municipal é diferenciado. São Sebastião hoje marca mais um grande legado na história, avançando e investindo em equipamentos que visam cada vez mais salvar vidas”. Ainda segundo Reinaldinho, “ao priorizar a modernização e a qualificação dos serviços de emergência, a gestão municipal reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar da população. Espera-se que iniciativas como esta não apenas salvem vidas, mas também sirvam de exemplo e inspirem outros municípios a investirem em tecnologias e práticas que otimizem o atendimento de emergência, contribuindo para um serviço mais eficaz e preparado para enfrentar situações críticas com maior eficiência. São Sebastião está liderando o caminho para um futuro mais seguro e promissor”



Últimas Notícias