Divulgação/PMC

Caraguatatuba inicia nova Avaliação de Densidade Larvária para acompanhar situação de dengue na cidade



Postado em: 18/04/2024


A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou a segunda Avaliação de Densidade Larvária (ADL) deste ano. A atividade visa coletar amostras em possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti para medir a infestação da dengue e da Chikungunya que já registra com cinco casos positivos na cidade.

As equipes devem visitar ao longo do mês de abril, aproximadamente 3 mil imóveis que serão vistoriados em todo município. Os trabalhos atualmente estão focados no bairro Morro do Algodão e seguirão para região central.

A partir disso é possível ter um panorama da situação no município e iniciar os trabalhos de eliminação dos criadouros. De acordo com o coordenador do controle de dengue, Ricardo Fernandes, o resultado deve ser entregue até o início do mês de maio.

“As casas recebem as visitas das equipes de controle de endemias, de segunda a sexta-feira, no período da manhã e da tarde. Contamos com a colaboração da população para receber os agentes que estão devidamente identificados”, completa Ricardo.

A última avaliação realizada em janeiro registrou índice 6% para infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya, colocando o município em estado de risco.

O Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e chikungunya. Caso haja suspeita de focos do mosquito em seu bairro ligue no Disque Dengue, nos telefones: (12) 3887-6888 ou 156.



Últimas Notícias