PMC

UBSs de Caraguatatuba abrem neste sábado para vacinação, coleta de preventivo e avaliação bucal



Postado em: 10/04/2024


Neste sábado (13/4), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caraguatatuba, exceto da Tabatinga, estarão abertas das 8h às 17h, para o “Dia D” de vacinação contra Influenza (gripe), coleta de preventivo e avaliação e orientações sobre câncer bucal.

Crianças de 0 a menores de cinco anos de idade também poderão atualizar a carteira vacinal com aplicação das seguintes vacinas: BCG, Hepatite A e B, Poliomielite, Pentavalente, Rotavírus Humano, Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Sarampo/Caxumba/Rubéola, Tetraviral, Varicela e Influenza. A população também poderá se vacinar contra Covid-19.

As equipes de saúde bucal estarão à disposição para avaliações e orientações individuais sobre câncer bucal. Podem procurar as unidades qualquer pessoa que queira passar por uma avaliação odontológica ou que tenha alguma suspeita de lesão na boca, como feridas na boca ou lábios que não cicatrizam, inchaços, sangramentos, dor de garganta prolongada e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas.

Além disso, as unidades de saúde estão convocando mulheres que estão há mais de três anos sem fazer a coleta de preventivo, para comparecer no sábado realizar o exame. O exame preventivo é responsável pela detecção dos primeiros sinais de aparecimento de câncer de colo do útero ou outras infecções sexualmente transmissíveis que atingem o sistema genital feminino.

Segundo o secretário de Saúde, Gustavo Boher, o objetivo do mutirão é possibilitar um dia extra para que a população procure as unidades para os cuidados preventivos de saúde. É obrigatório comparecer com documento com foto e a carteira de vacinação. Confira o endereço de todas as unidades de saúde: https://tinyurl.com/mrxe47b2.



Últimas Notícias