Cláudio Gomes/PMC.Arquivo

Hospital Regional do Litoral Norte completa 4 anos com 150 mil atendimentos e 12 mil cirurgias



Postado em: 04/04/2024


Referência em média e alta complexidade na região, o Hospital do Litoral Norte “Francine Maia França” (HRLN), em Caraguatatuba, oferece especialidades como oncologia, cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia. Em abril, o hospital completa quatro anos de existência e passou a funcionar com sua capacidade plena há cerca de dois anos.  Neste período realizou mais de 150 mil atendimentos, 916 mil exames, 12 mil cirurgias e mais de 40 mil tratamentos clínicos em oncologia (hormonioterapia, quimioterapia e radioterapia). 

Os dois primeiros anos de funcionamento do Hospital foram exclusivamente para atendimento a pacientes com Covid. A unidade é referência para os municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, bem como cidades vizinhas. Recentemente foi implantado no Hospital o serviço de oftalmologia, que vai permitir desonerar unidades hospitalares de outras localidades para onde os pacientes eram encaminhados até agora. 

O HRLN é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde, gerida desde sua inauguração pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG). Em 2023, o Hospital conquistou o selo de Acreditado Pleno nível 2, da Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconhecido como a principal certificação de qualidade no âmbito da saúde no Brasil. O HRLN é reconhecido também como Hospital Amigo do Ambiente, certificado concedido a organizações que se destacam por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade no âmbito do SUS. A unidade dispõe de mais de 1.4 mil profissionais nas áreas assistenciais e administrativas, além das empresas terceirizadas e prestadores de serviços. 

De acordo com o diretor executivo Gustavo Cursino, o HRLN oferece excelência no atendimento ao paciente devido ao empenho e dedicação das equipes. ‘‘Parabéns a todos por fazerem a diferença a cada dia’’, ressalta. Para Sandra Marcondes, diretora operacional da unidade, as equipes vivenciam muitos desafios que contribuem para o fortalecimento profissional de todos. ‘‘Nosso muito obrigada a todos os profissionais que estão em constante desenvolvimento e treinamento para garantir um serviço cada vez mais humanizado à população da nossa região’’, declara. 

O hospital é regulado pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS). Possui capacidade de 146 leitos de enfermaria, 40 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 16 leitos dia. E ainda conta com o Serviço de Apoio Diagnóstico-Terapêutico, com exames de ecocardiograma transtorácico, por estresse e transesofágico; endoscopioa (digestiva alta); holter; mamografia; MAPA; ressonância; tomografia e ultrassonografia. Oferece também ambulatório com mais de 20 especialidades médicas, como clínica médica, cuidados paliativos, ortopedia, otorrinolaringologia e urologia, além de especialidades cirúrgicas, como cirurgia pediátrica e cirurgia plástica. “Nesses quatro anos, o Hospital Regional foi um grande alicerce para que Caraguatatuba e o Litoral Norte tivessem uma retaguarda importante de alta complexidade. O HR é uma conquista do Litoral Norte”, disse o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.



Últimas Notícias