João Roberto Alves/Colaboração

Apagão de até oito horas causa transtornos e prejuízos no Litoral Norte



Postado em: 01/02/2016


O apagão que atingiu principalmente São Sebastião e Ilhabela a partir das 16 horas deste domingo (31) e durou até oito horas em alguns locais, causou transtornos e prejuízos a comerciantes e a moradores e turistas. A Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) informou que, mesmo com restabelecimento da energia elétrica, as equipes continuam trabalhando na subestação localizada no Bairro da Topolândia, em São Sebastião, onde houve a explosão.

De acordo com a nota da empresa, houve um desligamento na subestação São Sebastião, ocasionando interrupção no fornecimento de energia elétrica para as distribuidoras locais em Ilhabela e São Sebastião. “O desligamento ocorreu em função do comprometimento da estrutura de um poste da rede de distribuição, provocando a queda de cabos que alimentam as cidades de São Sebastião e Ilhabela e um curto-circuito que atingiu a subestação e provocou seu desligamento automático”.

Segundo a CTEEP, devido ao curto-circuito, o trabalho de recuperação e restabelecimento total do fornecimento ocorreu às 00h18 desta segunda-feira (01). Equipes de manutenção da companhia ainda trabalham na subestação para retorná-la em condições normais de funcionamento.

Prejuízos

Um dos exemplos de prejuízos no comércio foi relatado pelo empresário Adhemar Rosa, do Família Restaurante.  “Fechamos o restaurante às 17h30, pois ninguém aguentava o calor e também não tinha como utilizar os equipamentos, como forno elétrico, fritadeira e outros. A energia voltou em uma fase, como os equipamentos são trifásicos, apresentavam problemas e tivemos de encerrar as atividades mais cedo”.

Adhemar citou ainda que a máquina de controle de mesas opera em 220 volts. Dessa forma teve de trabalhar no modo manual. “Fechamos mais cedo para evitar maiores problemas”.

Diversos moradores entraram em contato para reclamar sobre equipamentos que não voltaram a funcionar depois do retorno da energia, como computadores, geladeiras e outros, além da questão de que estavam “fracos”, já que, em alguns casos, apenas uma fase foi restabelecida.

Em São Sebastião, a Costa Norte teve pelo menos três interrupções ao longo da tarde. Na região central, a interrupção foi mais longa, chegou a ser restabelecida e novamente cortada no início da noite deste domingo. Os últimos trechos foram religados após a meia-noite. Equipes da EDP, Corpo de Bombeiros e do Ditraf foram acionadas. Os semáforos na região central estão desligados. Por conta da falta de energia, muitas pessoas ficaram nas ruas devido ao calor.

Foram diversos pontos de explosão na rede elétrica. Uma das mais sérias ocorreu na esquina da Avenida Dr. Manoel Hipólito do Rego com a Rua Joaquim Francisco do Rego, na Praia Deserta, em São Sebastião, que assustou os moradores das proximidades.

Ilhabela e Caraguá também estão com diversos pontos sem energia. Na Ilha, a energia foi restabelecida por completo após as 22h. 



Últimas Notícias