Divulgação/PMC

SAMU de Caraguatatuba atende mais de 1,7 mil ocorrências no período entre Natal e Carnaval



Postado em: 22/02/2024


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Caraguatatuba atendeu 1.730 ocorrências no período entre os dias de Natal até o final do Carnaval, quando a cidade recebeu maior número de visitantes.

Em dezembro foram 706 chamados, sendo 246 de traumas/acidentes, 423 de casos clínicos e 37 ocorrências suspensas.

Já em janeiro, foram 826 atendimentos, sendo 288 traumas/acidentes, 495 casos clínicos e 43 suspensas. 

Em fevereiro até o Carnaval, foram 198 ocorrências, sendo 68 traumas/acidentes, 118 casos clínicos e 12 suspensas.

Segundo o coordenador do SAMU, Rômulo Benny, os casos de traumas/acidentes são referentes a acidentes de veículos, motos ou bicicletas, quedas, cortes por máquinas eletrônicas, entre outros. Já os casos clínicos podem ser ocasionados por doenças diversas e pedidos de transferências hospitalares.

Todas as chamadas de emergência do Litoral Norte são recebidas diretamente pela Central Reguladora, que fica localizada em São Sebastião. A partir desta Central, é que todas as outras ambulâncias da região são acionadas, inclusive a de Caraguatatuba.

Atualmente, existem bases do SAMU nas três regiões da cidade, sendo uma na região central, uma na região Norte e duas na região Sul, no Perequê-Mirim e no Balneário dos Golfinhos.

O SAMU é um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia e deve ser acionado pelo 192 em casos de queimaduras graves, afogamentos, choque elétrico, crises convulsivas, suspeita de infarto ou acidente vascular cerebral, crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito e outras situações consideradas de urgência e emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso. É importante que a pessoa siga todas as orientações da equipe para que não haja complicações.



Últimas Notícias