Divulgação/PMSS

São Sebastião registra 203 casos de dengue; Secretaria de Saúde intensifica ações de combate à doença



Postado em: 22/02/2024


O secretário de Saúde e vice-prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, reuniu, nesta quarta-feira (21), no gabinete a Prefeitura, o comitê da Sala de Comando de Arboviroses, composto por representantes das diretorias de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, dos Hospitais de Clínicas do Centro e da Costa Sul, das secretarias do Meio Ambiente (SEMAM) e de Governo (SEGOV), da Polícia Municipal e Defesa Civil, para discutir estratégias de enfrentamento à dengue.

Até o momento, São Sebastião registra 868 notificações e 203 casos positivos da doença, sendo 53 registrados na última semana. Todos os bairros do município apresentam casos, especialmente Juquehy, Boiçucanga, Jaraguá, Pontal da Cruz, Cambury, Itatinga e Maresias.

Para barrar o avanço da doença, Reinaldinho determinou a intensificação de medidas como visitas às residências, eliminação de criadouros, aplicação de larvicida e nebulização veicular e costal, além de ações de comunicação à população. Outras medidas estão sendo discutidas e serão anunciadas nos próximos dias.

Na reunião, foi abordado que os principais criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, entre outras doenças, continuam sendo encontrados dentro das residências, em utensílios ou recipientes esquecidos pelos moradores, como baldes, regadores, frascos plásticos, pratos e vasos de plantas, pneus, peças de sucata, barcos, lonas e ralos externos.

Por isso é muito importante o envolvimento da população, com vistoria permanente nos quintais, principalmente após as chuvas, além do uso de repelentes, uma das principais armas individuais de combate à doença.

Confira alguns cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação dengue:

· Mantenha garrafas vazias ou baldes virados para baixo;

· Não deixe entulho no quintal ou nas ruas;

· Mantenha a lata de lixo devidamente tampada e guarde pneus em locais cobertos, longe da chuva;

· Cubra as caixas d'água, poços ou piscinas e mantenha as calhas de água limpas;

· Mantenha tampados tonéis e barris de água;

· Lave semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;

· Coloque terra ou areia nos pratos dos vasos de planta até a borda;

· Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;

· Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;

· Não deixe água acumulada sobre a laje.

 



Últimas Notícias