Divulgação

Ação da Américas Amigas traz unidade móvel de exames de mamografia para São Sebastião



Postado em: 29/11/2023


Uma unidade móvel para exame gratuito para diagnóstico de câncer de mama permanece em frente ao Instituto Verde Escola, na Vila Sahy, na Costa Sul de São Sebastião até esta sexta-feira (01/12), após passar por várias cidades do Estado. Podem se cadastrar para fazer o exame gratuito de mamografia mulheres acima de 40 anos.

As vagas são limitadas e devem ser agendadas previamente pelo site da entidade América Amigas (americasamigas.org.br/mulheresamigas) ou pelo app Américas Amigas. As ações da Américas Amigas acontecem durante todo ano, promovendo o diagnóstico completo de câncer de mama por meio de unidade móvel, ou em parceria com entidades e empresas parceiras.

Cerca de 45% de mulheres diagnosticadas com câncer de mama estão abaixo dos 50 anos e acima de 69 anos de idade – faixa (50 a 69) de rastreamento ativo pelos serviços públicos. Sociedades médicas recomendam rastreamento a partir dos 40 anos, idade seguida pela Américas Amigas.

O câncer de mama tem chance de cura de até 95%, se diagnosticado precocemente. -O Brasil deve registrar 74 mil novos casos de câncer de mama a cada ano, entre 2023 e 2025, de acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer, o Inca. Esse tipo de câncer é o de maior incidência entre a população feminina, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, e muitas pacientes ainda enfrentam desafios para conseguir o diagnóstico rápido e elevar as chances de cura.

A Américas Amigas atua em todo Brasil, provendo acesso gratuito a diagnóstico completo de câncer de mama, principalmente a mulheres em regiões de vulnerabilidade social. Este ano, já esteve com unidade móvel ou em parceria com entidades locais, em áreas remotas das regiões Norte e Nordeste, entre outras localidades.

Com o objetivo de promover acesso gratuito a diagnóstico precoce de câncer de mama, contribuindo, assim, para a redução de mortalidade por esta doença, a entidade disponibiliza exame de mamografia a mulheres vulneráveis. O atendimento é realizado para pessoas pré-cadastradas pelo site  

A Américas Amigas atende principalmente mulheres a partir dos 40 anos de idade, conforme recomendação das sociedades médicas (nos serviços públicos, o rastreamento ativo é dos 50 a 69 anos idade). Segundo os registros da entidade, 45% das mulheres com diagnóstico de câncer de mama ocorrem a partir dos 40 anos e acima dos 69 anos de idade: quanto mais precoce o diagnóstico e início de tratamento, o câncer de mama tem chances de 95% de cura².

Agenda: Ação Américas Amigas com Unidade Móvel de Exames (Gratuitos)

Necessário inscrição prévia no site: americasamigas.org.br/mamografias-gratuitas

São Sebastião (Litoral Norte)

Local: Instituto Verdescola (Av. Marginal, 44)

Data: 27/11 a 01/12

Horário: 7h às 16h

Sobre a Américas Amigas

Fundada em 2009, a Américas Amigas é uma Organização da Sociedade Civil, que tem como propósito contribuir e promover a redução da mortalidade por câncer de mama, principalmente para a população em situação de vulnerabilidade social, por meio de conscientização, informação e promoção de acesso à detecção e ao diagnóstico precoce da doença. A atuação da Américas Amigas está estruturada em três programas principais: doação de equipamentos e insumos, capacitação e treinamento de profissionais de saúde e doação de exames, além de ações de conscientização e informação sobre a doença. Entidade sem fins lucrativos, a Américas Amigas cumpre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e, em 2022, foi considerada uma das 100 melhores ONGs em atividade no Brasil. Suas ações e projetos são desenvolvidos por meio de doações de empresas e pessoas físicas, além de parcerias com outras ONGs e serviços de saúde. Para mais informações, www.americasamigas.org.br e @americasamigasoficial, no Instagram.



Últimas Notícias