Alexandre Rodrigues/PMU

Começa a desocupação do 'Morro do Fórum' após determinação da Justiça em Ubatuba; prefeitura faz ação social em ginásio



Postado em: 28/11/2023


Começou a desocupação do 'Morro do Fórum', em Ubatuba, na manhã desta terça-feira (28/11), em cumprimento a determinação da Justiça. No total, 173 famílias terão de deixar a área considerada de risco. Em nota, a Prefeitura de Ubatuba informou que foi montado no ginásio de esporte 'Tubão', no Centro, um serviço de atendimento com equipe formada por assistentes sociais, psicológicos, profissionais da saúde e recreadores para acolherem as famílias.

A prefeitura informou que "no local também será disponibilizado alimentação e estrutura necessária para que as pessoas possam se abrigar até encontrarem uma nova moradia". A desocupação da área desde o início da manhã teve a presença da Polícia Militar. 

Na semana passada, a Justiça negou pedido da Defensoria para prorrogação do prazo para desocupação. 

Prefeitura

Além da ação no ginásio de esportes, a Prefeitura de Ubatuba disponibilizou ônibus e vans para realizar o transporte dos ocupantes até um local indicado por eles, bem como o direcionamento para o Tubão, aos que necessitarem. Também está sendo oferecido suporte de caminhões para a mudança dos pertences das famílias. "A Secretaria Municipal de Assistência Social cadastra todos os ocupantes retirados da área do Morro do Fórum e segue de prontidão no Tubão para receber as famílias que precisarem de abrigo nos próximos dias. Com o cadastro e avaliação social, a secretaria poderá disponibilizar auxílio moradia às famílias que se enquadrem no projeto, no valor de até um salário mínimo, pelo período de até 12 meses", diz a nota oficial. 

A Prefeitura de Ubatuba informou ainda que "já havia disponibilizado o auxílio moradia aos ocupantes da área antes da ação de desocupação, mas o benefício foi recusado por todos". A equipe de Proteção do Bem Estar Animal (Centro de Referência Animal) também está acompanhando a operação e oferecendo suporte no transporte e recolhimento dos animais na área do Morro do Fórum.

Área de Risco

O Morro do Fórum é uma área pública, avaliada pela Defesa Civil como de Alto Risco, com iminente perigo de vida às pessoas que ocupavam o local, agravando-se principalmente nestas épocas de fortes chuvas. Em fevereiro deste ano, uma pedra rolou de uma encosta e ocasionou a morte de uma criança de 7 anos no bairro.



Últimas Notícias