PMC

Em Caraguá, postos de saúde realizam ações para alertar sobre a prevenção do câncer de próstata



Postado em: 16/11/2023


A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba segue com ações nas unidades de saúde para alertar a população masculina da importância dos exames preventivos para evitar o câncer de próstata.

A Campanha Novembro Azul destaca que a prevenção e o tratamento são as únicas formas de garantir a cura do câncer de próstata, por isso, a importância do diagnóstico precoce.

Durante todo mês de novembro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão com atendimento porta aberta para solicitação do exame de sangue PSA, palestras, orientações, rodas de conversa e teste rápido para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina.

A próstata é uma glândula que só o homem possui. É um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos de idade, com fatores de risco ou com 50 anos sem fator de risco devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Também deve ser realizado o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica e, caso haja alguma alteração suspeita, seguir para a confirmação com exame.

Cada UBS terá um horário e dia específico para atividades. Para acompanhar toda programação da sua unidade.



Últimas Notícias