Postado em: 05/11/2023
A EDP informou neste domingo (5/11) que, após mais de 36 horas contínuas de trabalho de suas equipes, atingiu a marca de 94,5% de normalização do fornecimento de energia para os clientes impactados pelas chuvas que atingiram o Litoral Norte na tarde de sexta-feira (3). A empresa responsável pelo fornecimento de energia nos municípios de São Sebastião e Caraguatatuba, ressaltou que as equipes seguem mobilizadas e reforçadas, em sistema de revezamento, atuando para normalizar o serviço o quanto antes.
O tempo para a normalização das operações varia de acordo com a extensão dos danos causados ao sistema elétrico, sendo que parte do trabalho em campo é realizado em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e demais órgãos municipais. A EDP destaca, ainda, que segue um procedimento de priorização nos atendimentos em situações de grande volume de ocorrências como esta, primeiramente na solução de casos que envolvam hospitais, clientes com uso de equipamento essencial à vida e unidades de serviço essencial. Em todos os locais onde haverá o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, a energia já foi restabelecida.
Até o momento, foram registradas mais de 315 ocorrências na região por conta das chuvas, o que corresponde a uma elevação expressiva do nível de criticidade da operação do sistema elétrico local comparado a um dia normal.
Cidades
Em São Sebastião, os bairros mais afetados são Jaraguá, Juquehy, Barequeçaba, Enseada e Centro. Já em Caraguatatuba, os bairros Perequê Mirim, Jaraguá e Sumaré estão entre os mais impactados.