PMC

Com 943 novos alvarás, Caraguatatuba registra crescimento da construção civil e vagas de emprego no setor



Postado em: 03/11/2023


A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou o balanço referente ao setor da construção civil no último mês de outubro. Com mais de 288.540 metros quadros de projetos aprovados foram emitidos 943 alvarás emitidos para novas construções.

Segundo a prefeitura, o crescimento é resultado da agilidade nos setores em que os processos de aprovação tramitam, ganhando destaque por conta das ações executadas pelos técnicos altamente capacitados e a adoção da aprovação digital. Além disso, a boa relação entre o órgão público e as empresas tem impactado positivamente e contribuído para a geração de empregos nessa área, alavancando assim a economia local.

O arquiteto e urbanista João Marchetti, fundador da empresa Marchetti Arquitetos, ressaltou a importância dessa relação entre o setor público e as empresas de construção civil. "O setor público tem sido importante para corresponder a todo esse crescimento, pois a viabilidade de tudo isso depende de respostas rápidas para que tenhamos condições de atender às necessidades dos empreendimentos que aqui estão se instalando. Isso tem atraído cada vez mais empresas, incorporadoras e construtoras para investir em Caraguatatuba".

A cidade, que possui uma excelente infraestrutura e investimentos em diversas áreas, está se tornando um polo atrativo para se viver e investir. Marchetti, que acompanha esse crescimento de perto, ressalta que: "Caraguatatuba definitivamente não é mais uma promessa, já é realidade". Esse cenário de grandes oportunidades traz consigo um ambiente favorável para a geração de empregos diretos e indiretos, impulsionando o setor da construção civil e sendo um dos focos da administração municipal.

Henrique Vidal de Araújo é um exemplo de sucesso nesse setor. Após estar desempregado e em busca de uma oportunidade, ele agora trabalha como ajudante para a empresa A3 Construtora. Morador de Caraguatatuba há 14 anos, Henrique destaca as boas oportunidades oferecidas pela cidade e acredita no potencial de crescimento. "Eu gostei de ingressar nesta área e acho que a cidade tem potencial para se desenvolver ainda mais. O bom é que dentro da empresa também temos a oportunidade de aprender e evoluir juntos", disse.

E o crescimento acelerado do setor civil também traz desafios para a cidade, como aumento do tráfego, pressão sobre os recursos naturais e necessidade de um planejamento urbano cuidadoso. Para isso, o secretário de urbanismo, Wilber Cardozo, destaca a importância de um planejamento estratégico. “Buscamos sempre embasar nossas ações em estudos para assegurar um crescimento sustentável que beneficie a qualidade de vida dos habitantes”, explicou.



Últimas Notícias