Divulgação

'Teatro Lambe-Lambe com sabor Caiçara' estreia neste sábado em São Sebastião



Postado em: 02/11/2023


Quem quiser conhecer Teatro Lambe-Lambe e Cultura Caiçara já tem uma programação especial para este sábado (4/11), na Rua da Praia, no centro de São Sebastião. Na Casa da Música, às 18h, o artista Henrique Cardim estreia um novo projeto, onde o público poderá ter contato com 10 histórias, causos e lendas que envolvem locais e pessoas da cidade, contadas com a técnica cênica popularmente brasileira.

A apresentação "Teatro Lambe-Lambe com sabor Caiçara" é produzida com recursos do Edital 02/2022 - "Programa de Fomento Cultural de São Sebastião do Fundo Municipal de Cultura" e traz uma forma inusitada de contar as histórias dos povos do mar e direcionar o olhar do público às tradições de uma forma envolvente, leve e dinâmica. O Projeto contou com orientação do artista de São Paulo, especialista nesta técnica teatral, Gustavo Guimarães, do grupo Ciclistas Bonequeiros. Dentre os artistas Caiçaras, além de Henrique Cardim, também temos Jessyca Biazini na Comunicação, Pamela dos Santos, na contrarregragem e Rodrigo Pupo, na produção técnica da sonoplastia. Além de Agnes Roberta, como assistente de produção, e Larissa Ferraz, no apoio da identidade visual da circulação.

Na estreia será a única oportunidade que o público poderá conhecer todos os elementos que envolvem a técnica, que estarão neste dia fora da caixa, como também ouvir um pouco sobre como foi o processo de construção de toda a estrutura e pesquisa realizada pelo artista.

Ainda terão na noite de sábado, uma surpresa especial preparada pelos artistas envolvidos no Projeto, com ajuda de parceiros da Cultura Caiçara sebastianense, como Peixe de Varal e o Chão Caiçara, o que trará um sabor especial ao evento de abertura.

Segundo Henrique Cardim, o "Lambe-Lambe" é o elemento de ligação entre uma arte genuinamente brasileira e a cultura da região neste projeto; que na parte cênicas está na encenação dentro de uma pequena caixa e na tradição caiçara está em uma famosa iguaria presente na nossa culinária. "Aproveitei estas duas culturas tão ricas para também relembrar meus tempos de criança, quando fazia meus próprios bonecos para contar histórias. Agora, com apoio do Fomento municipal, pude tirar do papel este sonho antigo de acrescentar estes elementos no trabalho que já realizo há tantos anos que é de evidenciar nossas tradições", afirma.

Ao todo são 10 histórias locais com muito sabor caiçara que o público pode escolher em um cardápio, sentar e se deliciar com as narrativas presentes na memória oral e que não podemos deixar cair no esquecimento. Em cada apresentação, o artista fica por até três horas com a instalação montada no local, onde as pessoas poderão visitar e assistir a causos, lendas, memórias e homenagens ao olhar por uma pequena janela, seja na casa de pau a pique, ou na casa Colonial, construídas para ser este pequeno palco.

O universo dos bonecos, manipulação de objetos, maquetes e miniaturas é servido por Henrique Cardim ao público, em um enredo encorpado com a oralidade, modos e costumes tradicionais caiçara, como um bom prato do tradicional lambe-lambe. Você é nosso convidado para degustar estas estórias e saborear um pouco mais da nossa cultura.

Mais informações em www.ocastelodasartes.com / O Castelo das Artes / www.instagram.com/ocastelodasartes

Serviço:
Estreia "Teatro Lambe-Lambe com sabor Caiçara"
Dia: 4 de novembro de 2023
Horário: 18h
Local: Casa da Música - Rua da Praia
Endereço: Av. Dr. Altino Arantes, 130 - Centro, São Sebastião
Entrada Gratuita e Classificação Livre
Mais informações em www.ocastelodasartes.com – (12) 98232.6922



Últimas Notícias