Radar Litoral

No lançamento do Gabinete 3D, governador anuncia mais unidades habitacionais para São Sebastião e ampliação da concessão do Porto



Postado em: 27/10/2023


O governador Tarcísio de Freitas disse que já está em fase de contratação a construção de mais 246 unidades habitacionais no Bairro da Topolândia e a viabilização de mais moradias na Costa Sul. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (27) durante a abertura do programa Gabinete 3D, um mutirão de serviços do Estado que ocorre no Complexo Turístico da Rua da Praia, em São Sebastião.

Na abertura, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, fez um resumo da tragédia e de todas as ações. Ele destacou a presença e atuação do governado Tarcísio de Freitas durante toda a tragédia. “Meu respeito e meu carinho em dizer que o senhor é uma pessoa fantástica. É um homem que defende o brasileiro como governador do Estado de São Paulo”.

Estavam presentes no evento, diversos secretários estaduais e autoridades da região, como o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior, os vice-prefeitos Reinaldinho Moreira (São Sebastião) e Dr. José Ernesto (Caraguatatuba), além de vereadores e secretários municipais.

O governador fez um balanço das ações a partir da tragédia de 19 de fevereiro e dos investimentos do Estado, que superam R$ 1 bi e destacou a parceria com a Prefeitura de São Sebastião.

Na questão habitacional, citou as 518 unidades em construção na Baleia Verde e 186 em Maresias. “Estamos em vias de contratar a construção de 256 unidades no Bairro da Topolândia e, juntamente com o prefeito Felipe Augusto, procurando terreno para construir mais moradias para atender Barra do Una, Barra do Sahy e Juquehy, além de cerca de 200 casas que serão construídas pela Prefeitura. Efetivamente vamos tirar as pessoas da área de risco”.

O governador destacou que nos últimos quatro anos, foram construídas 30 mil unidades e nos primeiros 10 meses de seu governo, já são 107 mil moradias. “Vamos superar mil unidades em São Sebastião. As casas serão entregues antes das próximas chuvas e graças à generosidade da iniciativa privada, com linha branca, cama e principais itens para recomeçar”.

Porto

Em entrevista coletiva, questionado pelo portal Radar Litoral, o governador afirmou que o Estado busca a prorrogação da delegação do Porto, “para fazer os investimentos e trazer a iniciativa privada para o arrendamento e ter os investimentos necessários. Precisa de um período de amortização do investimento, por isso é necessário novo prazo de delegação”.

Travessia

Sobre a travessia por balsas, Tarcísio afirmou que o objetivo é aumentar a disponibilidade de embarcações, que ficaram muitos anos sem investimentos de recuperação. “Trouxemos balsas rebocadas, que têm limitação por conta das condições climáticas. A recuperação é demorada e estamos pagando o preço da falta de programação dessas atividades”.

O governador afirmou que está sendo estruturada uma PPP (Parceria Público Privada), que “vai permitir que o serviço seja feito de forma mais racional e rápida nas mãos da iniciativa privada”.

Gabinete 3D

Com relação ao Gabinete 3D, Tarcísio de Freitas afirmou que a estrutura do Estado volta para prestar assistência, trazendo serviços de qualidade, como o Desenvolve SP, Banco do Povo, Sebrae e diversas secretarias. Estamos aqui para reconstruirmos juntos e evitar novas tragédias. Por isso está chegando um novo radar meteorológico, que será instalado em Ilhabela para melhorar a previsão em todo o litoral. Antecipar o que vai acontecer, pois podemos ter novos episódios de chuva forte”.

A população de São Sebastião terá acesso a um mutirão de serviços do Governo de São Paulo a partir desta sexta-feira (27), no Complexo Turístico da Rua da Praia, com o programa Gabinete 3D. A iniciativa coloca o Estado mais perto das comunidades, levando o atendimento público até o cidadão para fazer a diferença na vida de todos e gerando oportunidades para quem mais precisa. O governador Tarcísio de Freitas estará presente na abertura, a partir das 10 horas.

Lançado pela atual gestão, o Gabinete 3D tem o objetivo de aprimorar o atendimento à população, implementar soluções em setores essenciais para melhorar a vida das pessoas e estreitar parcerias com as prefeituras para promover mais desenvolvimento, diálogo e dignidade – os três principais pilares que norteiam a atual administração paulista.

Além de concentrar os serviços públicos e facilitar o atendimento de órgãos do Governo de São Paulo em um único espaço, o Gabinete 3D também coloca secretários e gestores estaduais em contato direto com autoridades municipais. O Estado já viabilizou R$ 1 bilhão para a recuperação do Litoral Norte após os desastres provocados por chuvas extremas em fevereiro.

A proposta facilita a elaboração de políticas públicas conjuntas de acordo com as realidades regionais, com medidas direcionadas para os principais problemas e ações que potencializam as vocações dos municípios. A infraestrutura do evento para os órgãos estaduais ficará a cargo da Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo. A tenda de serviços funciona nesta sexta e sábado e outras ações das pastas ocorrerão até o próximo dia 30 de outubro



Últimas Notícias