São Sebastião registra aumento de 11% na aprovação de obras particulares em setembro



Postado em: 21/10/2023


Levantamento feito pela Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de São Sebastião mostrou que o mês de setembro manteve o crescimento no total de aprovação de projetos de obras particulares. Conforme os dados, em setembro foram 10.195,43 metros quadrados de aprovação, crescimento em torno de 11% quando comparado a agosto cujo registro foi de 9.176,29 metros quadrados.

Na soma dos nove meses de 2023, foram registrados 52.583,24 m² de aprovação, uma alta de 23% quando comparado com o período de oito meses. Em relação ao Habite-se, o total chegou a 48.858,75 até setembro, crescimento médio de 23% ante os 44.797,81 metros quadrados até julho.

No geral, o proprietário tem buscado mais o documento de habite-se, sendo 18 em setembro e 159 em todo o ano. Também houve aprovação de projetos unifamiliares, que cresceu de 4 em agosto para 17; multifamiliares, com crescimento de 1 para 6; área comercial, com ampliação de 3 para 7; desmembramentos, regularização, entre outros.

Na avaliação do secretário de Urbanismo, Leandro Fernandes da Silva, o crescimento é em função das proximidades da temporada de verão. “Donos de imóveis, veranistas ou futuros veranistas já começam a preparar os imóveis ou até mesmo construção para a alta temporada”.

Para Leandro Silva, quanto mais crescem as aprovações dos projetos, maior o movimento na economia local com a contratação de mão de obra e mesmo compra de materiais de construção. “O setor emprega de forma direta uma média de cinco pessoas por unidade unifamiliar em construção. Mas ainda há os empregos indiretos como loja de materiais de construção, setor de transporte, lojas de acabamento, entre outros”.



Últimas Notícias