Postado em: 18/10/2023
Uma comitiva formada por sete jornalistas de Portugal visitou o Litoral Norte a convite da companhia aérea Tap Air Portugal e da secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. Entre os veículos de comunicação representados estão as revistas Mens Health, Saber Viver, Volta ao Mundo e Fugas.
Em Ilhabela, por exemplo, o grupo fez um passeio de barco e também vivenciou a experiência da canoa havaiana. Já em Caraguatatuba, pontos turísticos como o Camaroeiro e Morro Santo Antônio foram os escolhidos.
O objetivo da comitiva foi visitar os principais municípios do Litoral Norte do Estado de São Paulo, destino pouco explorado pelos lusitanos, conforme explica a diretora de eventos da Secretaria Municipal de Turismo de Ilhabela, Clara Viebig. “Nós temos em Ilhabela, por exemplo, uma recepção maior de argentinos e chilenos. Entre os europeus, a maioria dos turistas são da Alemanha ou da França, ou seja, temos a possibilidade de ampliar em muito o turismo com os portugueses, até mesmo por a ter a mesma língua, que já é um facilitador”, ressaltou.
A visita à região teve o apoio da secretária executiva da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Luciane Leite. Durante o passeio, os profissionais também foram apresentados à Rota Verde e Azul, uma rota turística que une quatro das mais importantes cidades litorâneas do eixo Rio-São Paulo (Ilhabela, Ubatuba, Parati e Angra dos Reis).
O grupo se encontrou com os prefeitos da região Toninho Colucci (Ilhabela), Felipe Augusto (São Sebastião) e Aguilar Junior (Caraguatatuba). Nesta quarta-feira (18) a última parada da viagem é na cidade de Bertioga.
Números da Embratur de 2022 apontam Portugal como o 4° país emissor de turistas para São Paulo. O Estado de São Paulo, em 2019 recebeu 82,1 mil visitantes e em 2022 foram 75,4 mil. Em 2023, já foram 49,5 mil visitas.
O assessor de imprensa da TAP, David Seromenho, fala com entusiasmo sobre o litoral paulista e destaca que essa visita é só o começo de um estreitamento de relações entre Portugal com o Estado de São Paulo, visando o fomento turístico do litoral. “Queremos mostrar aos portugueses que São Paulo tem excelentes praias”, disse o assessor.
É a primeira vez que a jornalista Tania Alexandre, da revista Saber Viver, vem ao Brasil. A revista para a qual trabalha é voltada para o público feminino pois fala de moda, beleza, bem estar. Para ela, a viagem é uma novidade. “Nem sei o que dizer ainda. Tudo é uma descoberta. Ainda não sei dizer de tudo isso que está me acontecendo”.
Já a jornalista Lorena Morais conhece bem o Brasil pois é nascida em Aracaju, capital do estado de Sergipe. Trabalhou por muitos anos em São Paulo e para fugir da grande cidade, escolheu a cidade do Porto, em Portugal, para morar com seu esposo. Ela conta que mesmo morando em São Paulo, nunca esteve no litoral paulista. “Essa foi a chance de conhecer um local que estava bem perto de mim e eu nem fazia ideia! Para mim, está sendo um resgate de identidade”. Lorena trabalha na revista turística Volta ao Mundo.