Mutirão da Catarata realiza 63 cirurgias em São Sebastião



Postado em: 17/10/2023


O Mutirão de Cataratas realizado pela Secretaria de Saúde (SESAU) no Hospital de Clínicas de São Sebastião, na última quinta-feira (12), devolveu a visão e a qualidade de vida para 63 pacientes que sofriam com opacidade do cristalino, popularmente conhecida como catarata.

O coordenador da equipe médica que realizou o mutirão, o oftalmologista Glauco Reis Gonçalves, explica que foram realizadas cirurgias de facoemulsificação com implante de lente intraocular (LIO) dobrável.

“No dia seguinte (13), os pacientes foram reavaliados pela equipe médica, que constatou que não houve intercorrências e as cirurgias foram um sucesso”, comemora.

O médico oftalmologista explica que é muito importante que os pacientes mantenham os cuidados após a cirurgia de catarata, principalmente usar os colírios conforme a orientação médica, evitar carregar peso, dirigir, ingerir bebidas alcoólicas ou fazer uso de cigarro e não faltar nas avaliações de retorno.

Próximos mutirões

Conforme o coordenador, o próximo Mutirão da Catarata está programado para o dia 2 de novembro, feriado do Dia de Finados, e que há outros mutirões agendados.

No próximo sábado (21), será realizado um mutirão para a realização de cirurgias de Ptose Senil, problema causado quando a pálpebra superior oclui o eixo da visão, muito comum após a sexta década de vida. Participarão dez pacientes.

No dia 11 de novembro, haverá um mutirão de cirurgia de Pterígio, causado pelo espessamento triangulado da conjuntiva que cresce em direção à córnea, muito comum em pacientes expostos aos raios ultra violeta (UV), oriundos dos raios solares, sem a proteção adequada.

O agendamento dos pacientes é realizado pela rede municipal de saúde, via Central de Regulação da SESAU.



Últimas Notícias