PM deflagra 'Operação Escudo' após policiais serem recebidos a tiros em Ubatuba; homem é morto em confronto



Postado em: 29/09/2023


A Polícia Militar deflagrou, na noite de quinta-feira (28/9), a chamada 'Operação Escudo' com objetivo de prender três suspeitos de participação num ataque a policiais militares ocorrido na última terça. Os policiais foram recebidos a tiros durante patrulhamento no bairro Perequê-Mirim. Um homem foi morto na troca de tiros durante a operação. 

A tentativa de homicídio contra os policiais teria sido praticada por três criminosos, conhecidos nos meios policiais por envolvimento com tráfico na 'Estrada do Paiol'. De acordo com o boletim de ocorrência, os suspeitos dispararam mais de dez vezes ao notar a chegada dos policiais, que revidaram. 

A viatura foi atingida por seis disparos na parte traseira. Na noite de quinta-feira, moradores divulgaram áudios e vídeos nas redes sociais, nos quais é possível ouvir ao menos 12 tiros. Ainda não há informações sobre um possível novo confronto entre bandidos e policiais militares. 

Nota oficial

O 20º Batalhão da Polícia Militar emitiu uma nota oficial sobre a operação. "Na quinta-feira, dia 28 de setembro, equipes da Força Tática do 20° Batalhão de Polícia Militar do Interior realizaram Operação Escudo para efetuar a prisão de traficantes no bairro Perequê Mirim, em Ubatuba. A ação, que visava combater o tráfico de drogas na região, resultou em um confronto com indivíduos fortemente armados, culminando com a morte de um dos suspeitos". 

Ainda na nota, o 20º BPMI ressalta que "durante a operação, os policiais da Força Tática se depararam com quatro indivíduos fortemente armados, que, ao avistarem a presença dos policiais militares, efetuaram vários disparos. Em resposta a essa injusta agressão, os agentes de segurança reagiram prontamente para proteger suas vidas e a segurança da comunidade. No decorrer do confronto, um dos indivíduos armados foi alvejado pelos policiais militares. Após o confronto, os demais suspeitos conseguiram escapar pela mata densa da região. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado imediatamente, e um médico da equipe de socorro constatou o óbito do homem alvejado. É importante destacar que, apesar da intensidade do confronto, nenhum policial militar saiu ferido na ação, demonstrando a dedicação e profissionalismo desses agentes de segurança que arriscaram suas vidas para manter a paz e a segurança na comunidade". 

As operações de busca e captura dos demais criminosos continuam ativas e serão intensificadas nos próximos dias, com o objetivo de identificar e prender os suspeitos foragidos, bem como desmantelar as atividades criminosas que prejudicam a comunidade de Ubatuba. "A Polícia Militar reforça seu compromisso com a segurança e o bem-estar da população, continuando a atuar com determinação na repressão e prevenção de atividades criminosas em toda a região", finaliza a nota.

*matéria atualizada às 11h20 desta sexta-feira (29/9)



Últimas Notícias